Financês

O vocabulário dito “financês” serve, segundo o que explica o professor, para enviar mensagens cifradas dos financistas às autoridades públicas, restando ao grande público arcar com a conta dos movimentos de transferência da sua renda para bolsos cada vez mais concentrados e improdutivos.
Elevar o poder de compra dos salários e preencher a enorme capacidade ociosa com a retomada do crescimento da renda e do emprego, a receita de Nogueira da Costa, apresentada como conclusão em bom português.

Blog Cidadania & Cultura

Charlatões agem como se tivessem algum conhecimento. Aprenderam a se apresentar, aparentemente, como os sábios.

Conta-se uma estória para ilustrar. Um motorista de um ganhador do Prêmio Nobel da Química o acompanhava em uma turnê de palestras. Depois de assistir uma série delas, ele lhe disse já ser capaz de o substituir no palco, pois ele dizia sempre a mesma coisa. O acadêmico aceitou a proposta, pegou o boné de seu motorista e sentou na plateia.

Foi tudo bem até abrir o debate. Na primeira pergunta capciosa, o motorista respondeu: – Eu me admiro de você se dirigir a mim com uma pergunta cuja resposta até meu motorista sabe! Responda aí, fulano!

O charlatanismo no mercado financeiro exige apenas o conhecimento de algumas palavrinhas-mágicas do “financês”. Pronunciando-as, você não será entendido pelos leigos, mas será visto como sério candidato ao cargo de economista-chefe de um banco de negócios, quanto mais…

Ver o post original 1.615 mais palavras

Publicado por Iso Sendacz

Engenheiro Mecânico pela EESC-USP, Especialista aposentado do Banco Central, diretor do Instituto Cultural Israelita Brasileiro, conselheiro da CNTU e Aguaviva, membro da direção estadual paulista do Partido Comunista do Brasil. Foi presidente regional e diretor nacional do Sinal. Nascido no Bom Retiro, São Paulo, mora em Santos.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: