Superciclo de comódites e os desafios da logística no Brasil (3)

A Fundação FHC realizou interessante debate com foco em comódites e logística no Brasil. Vistos os temas que deram nome ao evento, trata-se de abordar agora o “problema número zero” da logística brasileira: a entrada do Porto de Santos.

Quem assim o classificou foi Frederico Bussinger. Nos terminais, a mecanização elevou por três a eficiência média da operação.

A malha ferroviária que, segundo Júlio Fontana, receberá ainda este ano o ramal do tronco norte-sul, recuperou o patamar original de 20% do ingresso no porto, após ter retrocedido a meros 4% no final do século passado. Isso significa que 80% chega por via rodoviária, em nível, lembramos, triplicado.

Como lembraram os especialistas convidados, há ainda muito espaço no Brasil para crescer o movimento de cargas; é preciso cuidar do entorno metropolitano da Baixada Santista; e o planejamento estatal integrado permite reduzir custos de investimento e problemas ambientais futuros.

Como veremos na parte final desta série, ao debate deve ser acrescido a industrialização do que chega e do que vai embarcar, oportunidade de negócios esquecida nos planos oficiais; e o cuidado especial com cargas perigosas, potencialmente danosas ao meio ambiente e aos caiçaras do entorno das instalações.

Sentido horário: Júlio Fontana, Sergio Fausto, Frederico Bussinger e José Mendonça de Barros

Publicado por Iso Sendacz

Engenheiro Mecânico pela EESC-USP, Especialista aposentado do Banco Central, diretor do Instituto Cultural Israelita Brasileiro, conselheiro da CNTU, membro da direção estadual paulista do Partido Comunista do Brasil. Nascido no Bom Retiro, São Paulo, mora em Santos.

3 comentários em “Superciclo de comódites e os desafios da logística no Brasil (3)

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: