Superciclo de comódites e os desafios da logística no Brasil (3)

A Fundação FHC realizou interessante debate com foco em comódites e logística no Brasil. Vistos os temas que deram nome ao evento, trata-se de abordar agora o “problema número zero” da logística brasileira: a entrada do Porto de Santos.

Quem assim o classificou foi Frederico Bussinger. Nos terminais, a mecanização elevou por três a eficiência média da operação.

A malha ferroviária que, segundo Júlio Fontana, receberá ainda este ano o ramal do tronco norte-sul, recuperou o patamar original de 20% do ingresso no porto, após ter retrocedido a meros 4% no final do século passado. Isso significa que 80% chega por via rodoviária, em nível, lembramos, triplicado.

Como lembraram os especialistas convidados, há ainda muito espaço no Brasil para crescer o movimento de cargas; é preciso cuidar do entorno metropolitano da Baixada Santista; e o planejamento estatal integrado permite reduzir custos de investimento e problemas ambientais futuros.

Como veremos na parte final desta série, ao debate deve ser acrescido a industrialização do que chega e do que vai embarcar, oportunidade de negócios esquecida nos planos oficiais; e o cuidado especial com cargas perigosas, potencialmente danosas ao meio ambiente e aos caiçaras do entorno das instalações.

Sentido horário: Júlio Fontana, Sergio Fausto, Frederico Bussinger e José Mendonça de Barros

Publicado por Iso Sendacz

Engenheiro Mecânico pela EESC-USP, Especialista aposentado do Banco Central, diretor do Instituto Cultural Israelita Brasileiro, conselheiro da CNTU e Aguaviva, membro da direção estadual paulista do Partido Comunista do Brasil. Foi presidente regional e diretor nacional do Sinal. Nascido no Bom Retiro, São Paulo, mora em Santos.

5 comentários em “Superciclo de comódites e os desafios da logística no Brasil (3)

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: