O poderoso vírus da desindustrialização

Matéria de Pedro Cafardo, no Valor Econômico de 30.3.2021

Não há setor da economia que substitua a indústria como vanguarda do desenvolvimento econômico, pois é na transformação na Natureza de forma intensiva que a disponibilidade de bens – e de máquinas produtoras de bens – avança à abundância.
Claro que o agronegócio é importante, vital às pessoas do mundo inteiro. Mas é na indústria que o capital dá mais retorno, do contrário o controle da tecnologia não se concentraria ao ponto de o Brasil, como aponta Cafardo na matéria, reprimarizar-se, voltar ao estágio de um século atrás.

José Luis Oreiro

Por Pedro Cafardo

Lançamento 14 de abril as 18 horas no canal do IE/UFRJ no Youtube

É difícil neste momento desesperador fugir do tema da pandemia. Mas alguém precisa pensar em outro paciente moribundo no país, a indústria, atingida também por um poderoso vírus que vem destruindo sua capacidade de produção há décadas. Agora, a doença se agravou. A Ford, há um século no país, vai embora. A Mercedes suspende a produção de sua fábrica no Brasil. A Sony sai correndo de Manaus. É o avanço da desindustrialização. Alguns analistas dizem se tratar de um processo mundial de transição da economia industrial para a de serviços. O processo existe, mas, no caso brasileiro, é acelerado e se dá antes de o país atingir a maturidade no setor.

Há pelo menos três décadas a indústria brasileira agoniza

A fatia brasileira na indústria mundial, que chegou a 2,8% em 2005, recuou para…

Ver o post original 783 mais palavras

Publicado por Iso Sendacz

Engenheiro Mecânico pela EESC-USP, Especialista aposentado do Banco Central, diretor do Instituto Cultural Israelita Brasileiro, conselheiro da CNTU e Aguaviva, membro da direção estadual paulista do Partido Comunista do Brasil. Foi presidente regional e diretor nacional do Sinal. Nascido no Bom Retiro, São Paulo, mora em Santos.

4 comentários em “O poderoso vírus da desindustrialização

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: