O poderoso vírus da desindustrialização

Matéria de Pedro Cafardo, no Valor Econômico de 30.3.2021

Não há setor da economia que substitua a indústria como vanguarda do desenvolvimento econômico, pois é na transformação na Natureza de forma intensiva que a disponibilidade de bens – e de máquinas produtoras de bens – avança à abundância.
Claro que o agronegócio é importante, vital às pessoas do mundo inteiro. Mas é na indústria que o capital dá mais retorno, do contrário o controle da tecnologia não se concentraria ao ponto de o Brasil, como aponta Cafardo na matéria, reprimarizar-se, voltar ao estágio de um século atrás.

José Luis Oreiro

Por Pedro Cafardo

Lançamento 14 de abril as 18 horas no canal do IE/UFRJ no Youtube

É difícil neste momento desesperador fugir do tema da pandemia. Mas alguém precisa pensar em outro paciente moribundo no país, a indústria, atingida também por um poderoso vírus que vem destruindo sua capacidade de produção há décadas. Agora, a doença se agravou. A Ford, há um século no país, vai embora. A Mercedes suspende a produção de sua fábrica no Brasil. A Sony sai correndo de Manaus. É o avanço da desindustrialização. Alguns analistas dizem se tratar de um processo mundial de transição da economia industrial para a de serviços. O processo existe, mas, no caso brasileiro, é acelerado e se dá antes de o país atingir a maturidade no setor.

Há pelo menos três décadas a indústria brasileira agoniza

A fatia brasileira na indústria mundial, que chegou a 2,8% em 2005, recuou para…

Ver o post original 783 mais palavras

Publicado por Iso Sendacz

Engenheiro Mecânico pela EESC-USP, Especialista aposentado do Banco Central, diretor do Sindicato Nacional dos Funcionários do Banco Central e do Instituto Cultural Israelita Brasileiro, conselheiro da CNTU, membro da direção estadual paulista do Partido Comunista do Brasil. Nascido no Bom Retiro, São Paulo, mora em Santos.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

<span>%d</span> blogueiros gostam disto: