Decadência Brasileira Vergonhosa: BRIC virou RIC

Mais grave que a perda de posição ante a China – e aqui falamos da produção individual, a coletiva chinesa é maior que a brasileira há tempos, mas já foi menor no final dos anos 1970 – é a diminuição absoluta do PIB per capita brasileiro.
Reprimarização e facilitação à exploração externa do nosso caixa e da nossa mão de obra estão entre os fatores que contribuíram para o retrocesso decenal.

Blog Cidadania & Cultura

Anaïs Fernandes e Álvaro Fagundes (Valor, 12/04/2021) avaliam: com o fim de ciclo de commodities, em setembro de 2011, um golpe semi-parlamentarista camuflado de impeachment “para os golpistas ficarem de consciência limpa”, duas Grandes Depressões (2015-16 e 2020), uma pandemia e o Brasil encerrou a década de 2011-2020 perdendo oito posições no ranking dos maiores PIBs per capita do mundo. Viu sua vantagem em relação aos demais emergentes derreter! Saiu do grupo de maiores emergentes, o BRIC…

É o reflexo de mais uma “década perdida” no país, apontam especialistas. Está retrocedendo como retrocedeu a Argentina, no passado, um país rico e, hoje, falido. O fenômeno de retrocesso históricode país pode se repetir se o Brasil não só falhar em lidar com a questão pandêmica de curto-médio prazo, como também ignorar seus problemas endêmicos.

O Brasil iniciou a década passada na 77a posição entre os maiores PIBs per…

Ver o post original 851 mais palavras

Publicado por Iso Sendacz

Engenheiro Mecânico pela EESC-USP, Especialista aposentado do Banco Central, diretor do Instituto Cultural Israelita Brasileiro, conselheiro da CNTU e Aguaviva, membro da direção estadual paulista do Partido Comunista do Brasil. Foi presidente regional e diretor nacional do Sinal. Nascido no Bom Retiro, São Paulo, mora em Santos.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: