Situação das pequenas indústrias é dramática

Indústrias

Com informações da Hora do Povo

Todos sabem que, no Brasil, os pequenos negócios são os principais geradores de emprego, além de ocupar economicamente um grande número de empresários na operação da própria empresa.

Quando o esforço do presidente parece dirigir-se ao fomento da terceira onda da Covid-19, também já é conhecido o seu efeito na economia. “Na crise, compre“, dizia Rotschild já há séculos. E o fenômeno produz a absorção ou mera destruição das empresas menores pelas gigantes e, em última instância, pelo capital financeiro.

Em abril, apenas 30% das empresas estavam funcionando normalmente. Outras 36% estavam com operações totalmente paradas ou com grande parte paralisada, segundo pesquisa do Simpi. A pesquisa revelou também que 40% das micro e pequenas indústrias tiveram algum fornecedor que faliu e 40% das empresas têm clientes inadimplentes.

“A perda do poder de compra do consumidor, a diminuição do consumo e o aumento dos preços são as consequências de medidas preventivas que não tomamos no passado para aquecer e preservar o mercado interno. Quantas empresas estavam preparadas para um ano de pandemia, lockdown e falta de crédito? Estamos desde o início da pandemia assistindo à quebra da cadeia produtiva e até o momento pouco foi feito para reverter a situação.” (Joseph Couri, presidente do Simpi)

Para ele, a cada dia que o Brasil passa sem imunização e sem estabelecer um programa efetivo de auxílio às empresas, especialmente às micro e pequenas, o cenário fica ainda mais caótico. (+316 palavras, Hora do Povo)

Publicado por Iso Sendacz

Engenheiro Mecânico pela EESC-USP, Especialista aposentado do Banco Central, diretor do Instituto Cultural Israelita Brasileiro, conselheiro da CNTU, membro da direção estadual paulista do Partido Comunista do Brasil. Nascido no Bom Retiro, São Paulo, mora em Santos.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: