Interesse Nacional

Tão logo nos chegou em arquivo a corrente edição da Interesse Nacional – publicação do Instituto de Relações Internacionais e Comércio Exterior, dirigido por Rubens Barbosa -, o título da publicação nos chamou a atenção.

O interesse nacional baseou estudo que fizemos sobre o capital estrangeiro no sistema financeiro nacional, visto que a ele devem atender os pretendentes em participar desde fora do país.

De per si, a Edição nº 52 traz muito conteúdo de interesse dos estudiosos e amantes do Brasil. Quatro artigos avaliam as eleições: Marta Suplicy e Carlos Teixeira analisam a sucessão municipal, enquanto Paulo Sotero e Cláudia Trevisan comentam sobre os EUA.

Duas questões são instigantes:

Há muito, a discussão sobre Inteligência Artificial (IA) atrai a atenção de pensadores das mais variadas áreas, de filósofos a escritores de ficção científica. Essa atenção adquiriu muita urgência na última década quando um avanço tecnológico explosivo demonstrou que artefatos artificiais podem de fato resolver problemas específicos normalmente associados à inteligência humana. Ao perceber que atividades como interpretação de texto ou de imagens podem ser reproduzidas por máquinas, segmentos importantes da sociedade passaram a investigar os benefícios desta tecnologia e a debater seus possíveis riscos. 

Hoje, como o Tow Center da Columbia University demonstrou, quem domina, quem manda na internet, são as tecnologias publicitárias. Por isso, o debate cívico em todos os ambientes das plataformas sociais e nas redes sociais que nelas se formam é regido também pela lógica das vendas, que privilegia a emoção em vez da razão, criando vieses artificiais e tendenciosos de trânsito das informações.

O domínio da tecnologia e a desmistificação da propaganda enganosa são essenciais ao interesse nacional por uma Pátria livre.

Diplomata de carreira, consultor de empresas e mestre em Política Internacional, o Embaixador Rubens Barbosa é editor-chefe da Interesse Nacional.

Publicado por Iso Sendacz

Engenheiro Mecânico pela EESC-USP, Especialista aposentado do Banco Central, diretor do Instituto Cultural Israelita Brasileiro, conselheiro da CNTU e Aguaviva, membro da direção estadual paulista do Partido Comunista do Brasil. Foi presidente regional e diretor nacional do Sinal. Nascido no Bom Retiro, São Paulo, mora em Santos.

4 comentários em “Interesse Nacional

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: