Vacina: se reduz o Covid, porque ainda não está sendo aplicada no Brasil?

Evaldo Stanislau é dirigente da Sociedade Paulista de Infectologia e compareceu à Manhã Litoral da RBA para esclarecer os múltiplos aspectos que envolvem a doença, seu tratamento e prevenção.

O médico assegurou que todas as vacinas estão seguras, não há razão, menos ainda politica, para atrasar o início da sua aplicação. O Instituto Butantã, cujo protocolo de pesquisa foi mais rigoroso que o de seus pares internacionais, tem estoque da Coronavac aguardando somente a liberação da Anvisa, com eficácia de zero casos graves entre os expostos profissionais de saúde que se voluntariaram para o estudo. A experiência prática internacional mostra, nos vinte milhões que se vacinaram, um comportamento dentro do esperado.

A urgência no Brasil torna-se maior quando uma variante do vírus assola o Estado do Amazonas, onde autoridades precipitadas haviam declarado “imunidade de rebanho”. Mas agressiva, vacinar ajuda a reduzir o dano.

Na conversa com Douglas Martins e Tânia Maria, Evaldo lembrou que não há “tratamento precoce” ao coronavírus e conclamou a unidade nacional para arrefecer a pandemia, lembrando que somente após a vacinação em massa, meses adiante, se pode pensar em relaxar o distanciamento social e o uso de máscaras.

Stanislau declarou-se favorável ao retorno parcial da educação infantil ao modo presencial, desde que sob rigoroso protocolo.

Estas notas não substituem a íntegra da entrevista, ao contrário têm o objetivo de estimular a assistência. Uma hora bem investida na saúde pessoal e da coletividade.

É hora de o Brasil tomar aquele pico, sob o risco de o país se tornar um pária global.

Publicado por Iso Sendacz

Engenheiro Mecânico pela EESC-USP, Especialista aposentado do Banco Central, diretor do Sindicato Nacional dos Funcionários do Banco Central e do Instituto Cultural Israelita Brasileiro, membro da direção estadual paulista do Partido Comunista do Brasil. Nascido no Bom Retiro, São Paulo, mora em Santos.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: