Vacina: se reduz o Covid, porque ainda não está sendo aplicada no Brasil?

Evaldo Stanislau é dirigente da Sociedade Paulista de Infectologia e compareceu à Manhã Litoral da RBA para esclarecer os múltiplos aspectos que envolvem a doença, seu tratamento e prevenção.

O médico assegurou que todas as vacinas estão seguras, não há razão, menos ainda politica, para atrasar o início da sua aplicação. O Instituto Butantã, cujo protocolo de pesquisa foi mais rigoroso que o de seus pares internacionais, tem estoque da Coronavac aguardando somente a liberação da Anvisa, com eficácia de zero casos graves entre os expostos profissionais de saúde que se voluntariaram para o estudo. A experiência prática internacional mostra, nos vinte milhões que se vacinaram, um comportamento dentro do esperado.

A urgência no Brasil torna-se maior quando uma variante do vírus assola o Estado do Amazonas, onde autoridades precipitadas haviam declarado “imunidade de rebanho”. Mas agressiva, vacinar ajuda a reduzir o dano.

Na conversa com Douglas Martins e Tânia Maria, Evaldo lembrou que não há “tratamento precoce” ao coronavírus e conclamou a unidade nacional para arrefecer a pandemia, lembrando que somente após a vacinação em massa, meses adiante, se pode pensar em relaxar o distanciamento social e o uso de máscaras.

Stanislau declarou-se favorável ao retorno parcial da educação infantil ao modo presencial, desde que sob rigoroso protocolo.

Estas notas não substituem a íntegra da entrevista, ao contrário têm o objetivo de estimular a assistência. Uma hora bem investida na saúde pessoal e da coletividade.

É hora de o Brasil tomar aquele pico, sob o risco de o país se tornar um pária global.

Publicado por Iso Sendacz

Engenheiro Mecânico pela EESC-USP, Especialista aposentado do Banco Central, diretor do Sindicato Nacional dos Funcionários do Banco Central e do Instituto Cultural Israelita Brasileiro, conselheiro da CNTU, membro da direção estadual paulista do Partido Comunista do Brasil. Nascido no Bom Retiro, São Paulo, mora em Santos.

Um comentário em “Vacina: se reduz o Covid, porque ainda não está sendo aplicada no Brasil?

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

<span>%d</span> blogueiros gostam disto: