Um sonho de Goldfadn

Em 1948 o Teatro Municipal de São Paulo teve, por várias semanas, audiência completa para conhecer a primeira montagem da obra de Jacob Rotbaum, apresentada no idioma original, em ídiche.

A peça convoca o teatro a renascer e resgatar a vida, após a devastação da segunda guerra mundial.

A nova montagem do musical, pela Casa do Povo, marca a reinauguração do Teatro de Arte Israelita Brasileiro, o eterno TAIB, destaque do monumento vivo de cultura construído no Bom Retiro paulistano pelo imigrantes do leste europeu, para que o genocídio dos anos quarenta jamais se repita.

Idioma oficioso do pletzale da Correia de Melo, o ídiche é sonoro e cheio de alegria. Segundo o Nobel de Literatura Bashevis Singer, uma língua própria para se falar com os fantasmas, que ajudam Goldfadn a realizar o seu sonho.

A boa notícia é que a maestrina Hugueta Sendacz esteve na plateia original, traduziu ao português os originais que Benjamin Seroussi trouxe novamente do outro lado do oceano e Martha Kiss Perrone está adaptando ao ambiente da Casa e do próprio teatro o texto original. Ela também trouxe as partituras da coleção do autor polonês, que Hugueta associou, de memória, aos personagens da peça encenada por sua mãe Pola Rajnstajn e outros ícones do teatro ídiche em São Paulo.

Reviver o bom passado anima ante os desafios do presente, mesclado com a tradição na nova produção.

Em breve todos nós poderemos ocupar nossos lugares na plateia para, vacinados, reviver o sonho que outrora foi de Goldfadn e pertencerá, de hoje em diante, a todos os brasileiros.

Vida longa e próspera ao TAIB e à Casa do Povo, atores da construção da cósmica cultura do nosso país.

#CulturaÉFeitaPorPessoas

Publicado por Iso Sendacz

Engenheiro Mecânico pela EESC-USP, Especialista aposentado do Banco Central, diretor do Instituto Cultural Israelita Brasileiro, conselheiro da CNTU e Aguaviva, membro da direção estadual paulista do Partido Comunista do Brasil. Foi presidente regional e diretor nacional do Sinal. Nascido no Bom Retiro, São Paulo, mora em Santos.

Um comentário em “Um sonho de Goldfadn

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: