E daí?

Toda pessoa formada em medicina é, quando do seu registro para o exercício da profissão, chamada a proferir o Juramento de Hipócrates. Uma imensa maioria, à exceção de um Harry Shibata aqui, um Roger Abdelmassih ali, o faz com sinceridade e o preserva por toda uma vida, muito além das suas obrigações laborais.

O ex-Ministro Luiz Henrique Mandetta declarou que levou vários dias para entender como as coisas funcionavam no governo, mas por fim combateu o vírus para salvar o máximo de vidas com as limitadas armas que dispunha. Seu sucessor, Nelson Teich, também levou muitos dias para entender a real gravidade da pandemia, mesmo com pouca atividade buscou alguma consciência do principal problema nacional antes de flexibilizar o isolamento social, como dele cobrava o seu chefe.

Ambos, médicos juramentados, mostraram apreço à vida e à saúde alheia, mesmo com o mau exemplo do Presidente da República.

Não são só os profissionais da saúde que juram defender a vida de todos. Também advogados, para ficar em mais um exemplo, comprometem-se com a ética e os direitos humanos, cujo primordial é à vida. Inclusive o Presidente da República, quando da posse, faz o seu juramento:

“Manter, defender e cumprir a Constituição, observar as leis, promover o bem geral do povo brasileiro, sustentar a união, a integridade e a independência do Brasil”

Hoje já perdemos 5.466 vidas brasileiras para o coronavírus, mais do que a China, e amargamos o segundo posto, logo atrás dos EUA, em novos e graves casos.

Ao invés de cumprir a lei e promover o bem geral do povo brasileiro pagando, por exemplo, os mais de 30 milhões de auxílios emergenciais para mais gente ficar em casa, o que diz o jurado Jair Messias?

“Eu sou a Constituição.”

Publicado por Iso Sendacz

Engenheiro Mecânico pela EESC-USP, Especialista aposentado do Banco Central, diretor do Sindicato Nacional dos Funcionários do Banco Central e do Instituto Cultural Israelita Brasileiro, membro da direção estadual paulista do Partido Comunista do Brasil. Nascido no Bom Retiro, São Paulo, mora em Santos.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: