Manchetes do dia – 14.1.2026

Hora do Povo – Os “analistas” dos bancos e demais rentistas revisaram para baixo as expectativas de inflação deste ano, recuando o ponto médio das expectativas de 4,06% para 4,05%, de acordo com o Boletim Focus. Hoje a Selic (taxa básica de juros) do BC está em 15% ao ano, o que coloca o juro real próximo dos 11%, quando descontada a inflação, que encerrou o ano de 2025 em 4,26%, segundo o IPCA medido pelo IBGE. Neste nível, o Brasil segue na segunda colocação entre as maiores taxas de juros reais do planeta.

Hora do Povo –  Os trabalhadores dos Correios de São Paulo foram, mais uma vez, essenciais para que a categoria ecetista em todo o país não tivesse prejuízo financeiro. Essa foi a avaliação do Sindicato dos Trabalhadores dos Correios de São Paulo, após a greve que mobilizou os funcionários da estatal, entre os dias 16 de dezembro e 5 de janeiro, por direitos e em defesa da empresa pública e estratégica para o país. A base, com o maior número de trabalhadores do país, teve o melhor índice de paralisação das operações dos Correios.

Vermelho – A nova legislação corrige os efeitos da Lei Complementar nº 173/2020, que, sob o pretexto da pandemia, congelou por 583 dias (entre maio de 2020 e dezembro de 2021) a contagem de tempo de serviço para fins de benefícios essenciais. Com a sanção, esse período volta a ser contabilizado para o cálculo de: Anuênios, triênios e quinquênios; Sexta-parte; Licença-prêmio; e Progressões e adicionais por tempo de serviço. O governo reconhece o papel fundamental de quem manteve o país funcionando no momento mais crítico do século XXI.

Sputnik –  As alegações da mídia ocidental sobre as supostas intenções militares da China e da Rússia no Ártico distorcem seriamente os fatos e são baseadas no pensamento da Guerra Fria e na lógica hegemônica. A China opõe-se veementemente às tentativas dos Estados Unidos e da Europa de rotulá-la como uma “ameaça militar”, “saqueadora de recursos” ou “infratora de regras” nos assuntos do Ártico.

Publicado por Iso Sendacz

Engenheiro Mecânico pela EESC-USP, Especialista aposentado do Banco Central, diretor do Sindicato dos Escritores no Estado de São Paulo e da Engenharia pela Democracia, conselheiro da Casa do Povo, Sinal, CNTU e Aguaviva, membro do Partido Comunista do Brasil. Foi presidente regional e diretor nacional do Sinal. Nascido no Bom Retiro, São Paulo, mora em Santos.

Deixe um comentário