Hora do Povo – edição nº 4.011

Toda a verdade em 8 páginas

Donald Trump assinou um decreto,que implementa uma tarifa adicional de 40% sobre o Brasil, elevando o valor total da tarifa para 50%. Apesar da arrogância e prepotência de Donald Trump e do desrespeito demonstrado com o Brasil e a Justiça brasileira, o fato é que a firmeza com que o governo federal e o conjunto da sociedade reagiram contra as chantagens da Casa Branca fez com que o troglodita do MAGA tivesse que recuar de seus arroubos iniciais e acabou abrindo quase 700 exceções no decreto que sobretaxa em 50% exportações brasileiras. Veja a cobertura completa.

Política

Enquanto Bolsonaro faz motociata contra o Brasil, Lula anuncia “seriedade”, mas “não subserviência” e ministros agem para defender empresas e empregos. Trump bloqueia bens para intimidar Alexandre de Moraes e Amorim sugere a diversificação de relações exteriores.

Economia

Além golpe do tarifaço, Selic em 15% eleva juro real; o Brasil permanece no “Mapa dos Juros“. Aneel arrocha consumidores em agosto e Petrobras reduz o preço do gás. Trump cobiça a reserva mineral estratégica do país.

Geral

Brasil constrói frente ampla pela soberania e realiza ato no Largo São Francisco, lançando carta 100% Brasil. O país reverte retrocesso de Bolsonaro e sai do Mapa da Fome, além de investir R$ 450 milhões em fármacos com RNA mensageiro; e derrota os EUA no basquete, trazendo o ouro para casa.

Internacional

Israel torna Gaza campo de extermínio e cem mil crianças podem morrer de fome; mil rabinos condenam a agressão de Netanyahu. EUA sai da Unesco e manda prender sem-teto, agora contando com a submissão da União Europeia; ucranianos vão às ruas contra Zelenski.

Página 8:

Carlos Lopes fala do Brasil além dos mitos raciais com suas anotações sobre a escravidão e a mestiçagem. Confira a história da semana.

Publicado por Iso Sendacz

Engenheiro Mecânico pela EESC-USP, Especialista aposentado do Banco Central, diretor do Sindicato dos Escritores no Estado de São Paulo e da Engenharia pela Democracia, conselheiro da Casa do Povo, Sinal, CNTU e Aguaviva, membro do Partido Comunista do Brasil. Foi presidente regional e diretor nacional do Sinal. Nascido no Bom Retiro, São Paulo, mora em Santos.

3 comentários em “Hora do Povo – edição nº 4.011

Deixe um comentário