Outras Palavras – Mariana Mazzucato oferece visões não convencionais sobre alguns dos principais fenômenos que marcaram as economias do Ocidente nas últimas décadas. Polemiza sobre a origem dos impulsos que permitiram a notável transformação tecnológica que levou à internet e todos os seus desdobramentos, ou a drogas e tratamentos revolucionários contra doenças como o câncer. Sustenta, contra o pensamento hegemônico, que o motor essencial foi a ação dos Estados.
Le Monde Diplomatique – Isabela Rocha e Ergon Cugler: em 7 de janeiro de 2025, Mark Zuckerberg divulgou as novas diretrizes políticas da Meta, prometendo “mais espaço para o debate”. Contudo, mais alarmante do que o anúncio do fim das checagens de fatos e da adoção de um sistema de moderação baseado em notas da comunidade (Community Notes), foram as sinalizações explícitas de alinhamento com as políticas promovidas por Elon Musk, CEO do X (antigo Twitter).
Vermelho – A posse de Donald Trump na Presidência dos Estados Unidos é aguardada com apreensão. Ele terá a mesma missão dos demais presidentes que ocuparam a Casa Branca nas duas últimas décadas, democratas ou republicanos, que tentaram reverter o declínio relativo da hegemonia do imperialismo estadunidense no sistema de poder mundial, enfrentando a sua contraface, o protagonismo e a relevância crescentes da República Popular da China. Não se deve esperar, todavia, uma espécie de mais do mesmo do primeiro mandato de Trump, por uma série de motivos.
History – Decisões conscientes: os pesquisadores analisaram ferramentas líticas (feitas de pedra) encontradas durante escavações na região de Melka Wakena. Para entender por que certos materiais eram selecionados, os cientistas usaram métodos modernos, como experimentos robóticos e imagens de alta resolução. O estudo concluiu que os hominídeos não escolhiam pedras ao acaso, mas levavam em conta características como “adequação, qualidade e durabilidade” dos materiais.





Um comentário em “Manchetes do dia – 19.1.2025”