Vermelho – A expectativa é de que a gestão dessa política se volte para os princípios do desenvolvimento nacional, condição que exige o destravamento dos investimentos, hoje ligada à capacidade do Estado de induzir o crescimento econômico. A virada nessa direção implica a adoção de freios no descontrole da taxa básica de juros, a Selic, instrumento do parasitismo financeiro que, em grande medida, subtrai os recursos que deveriam fomentar a economia.
Sinal – Em artigo veiculado pelo portal Conjur, o economista e especialista em administração pública e em Direito do Trabalho Carlos Alvarenga faz um alerta acerca dos retrocessos de uma mudança no regime jurídico do BC, como pretende a PEC 65/2023. Segundo o autor, a Instituição, na condição de entidade reguladora do sistema financeiro, deve estar em “posição de supremacia” frente aos entes por ela regulados. “Daí, a necessidade imperiosa de manutenção da condição do BC como autarquia, com personalidade jurídica de direito público, e a impossibilidade de sua conversão em empresa pública”, pondera Alvarenga.
Hora do Povo – “Gravíssima a nova denúncia de que o relatório Focus, do BC, é manipulado pelos agentes do mercado financeiro. Foi o próprio gestor de um desses fundos, Pedro Cerize, da Skopos, que apontou a fraude. É o mercado que manda no BC ‘autônomo’. É crime e tem que ser investigado”. Para o relatório Focus, semanalmente, o Banco Central consulta mais de 100 instituições financeiras referente às suas expectativas para a evolução do PIB, câmbio, inflação (IPCA) e taxa básica de juros da economia (Selic), sendo estas usadas como referência ao Copom para estabelecer o nível dos juros.
Jornal GGN– Marco Gorini: nas últimas três décadas, o Brasil tem figurado entre os top 5 países com a maior taxa de juro real do mundo. Na semana passada, o COPOM elevou a taxa de juros, nos colocando como o segundo país com a maior taxa real do mundo, atrás apenas da Rússia, uma nação em guerra. Este vírus está levando o sistema social a agonizar.





2 comentários em “Manchetes do dia – 14.10.2024”