Manchetes do dia – 31.5.2024

Hora do Povo - Apenas em abril, foram R$ 76,3 bilhões entregues a bancos e demais rentistas. Enquanto essa sangria no orçamento público segue de forma desatada por ação do Banco Central (BC), que segue mantendo a taxa de juros (Selic) em níveis proibitivos, o “terrorismo fiscalista” das contas públicas – por fora  e por dentro do governo –  arma novos cercos contra a Previdência Social e os mínimos constitucionais de investimentos com educação e saúde, com o fim de extrair ainda mais recursos da sociedade para os banqueiros, rentistas, e outros especuladores da dívida pública.

Hora do Povo - Depois de anunciar mais recursos públicos e créditos subsidiados para o soerguimento das empresas gaúchas atingidas pela tragédia, Lula foi incisivo na cobrança ao presidente do BC. “Espero que o Banco Central veja a nossa disposição de reduzir a taxa de juros e ele, quem sabe, colabore conosco, reduzindo a taxa Selic para que a gente emprestar a taxa de juros ainda mais barata”, ressaltou o presidente. Campos Neto tem sinalizado que pretende manter os juros nos níveis proibitivos em que se encontram atualmente.

Vermelho - “A Ciência está mobilizada desde o início, salvando vidas à medida que fornece dados, sejam meteorológicos ou sobre as áreas inundas, para, exatamente, auxiliar o governo como um todo a tomar decisões e fazer valer a ajuda que está sendo efetivada”, disse a Ministra Luciana Santos. Além da linha de crédito serão disponibilizados editais voltados a reparos emergenciais de equipamentos para Centros de Pesquisa e reparos emergenciais de equipamentos para pesquisadores.

Construir Resistência - Lula nomeou o embaixador brasileiro em Israel, Frederico Meyer, como representante do Brasil na Conferência de Desarmamento da ONU em Genebra. Não tinha como não demonstrar que o assassino Benjamin Netanyahu tinha ultrapassado todos os limites do aceitável. Já não era de hoje e nem a primeira vez. Mas o ataque israelense a um campo de refugiados palestinos em Rafah, na Faixa de Gaza, que deixou 45 mortos, inclusive com extrema crueldade, torna indiscutível qualquer outra decisão.

Publicado por Iso Sendacz

Engenheiro Mecânico pela EESC-USP, Especialista aposentado do Banco Central, diretor do Sindicato dos Escritores no Estado de São Paulo, conselheiro da Casa do Povo, EngD, CNTU e Aguaviva, membro da direção estadual paulista do Partido Comunista do Brasil. Foi presidente regional e diretor nacional do Sinal. Nascido no Bom Retiro, São Paulo, mora em Santos.

Um comentário em “Manchetes do dia – 31.5.2024

Deixe um comentário