Jornal GGN - O Ministério Público das Contas – do Tribunal de Contas da União – abriu uma investigação sobre as suspeitas de manipulação da taxa Selic. O incansável procurador Lucas Furtado quer saber se há conluio entre instituições financeiras para manipular expectativas e manter a taxa elevada. Com acesso aos dados do Relatório Focus – e às declarações públicas do presidente do Banco Central, Roberto Campos Neto – não haverá como não constatar a manipulação.
Hora do Povo - Kliass rebate os ataques do mercado financeiro e de seus porta-vozes, desferidos, recentemente, em uníssono, contra os direitos sociais do povo brasileiro. “Infelizmente os atuais ocupantes do Ministério da Fazenda e do Planejamento continuam rezando pela cartilha ultrapassada do neoliberalismo”, destacou o autor
Vermelho - Atualmente, a União detém a propriedade exclusiva sobre terrenos de marinha. Mas, com a PEC em tramitação, parlamentares como o senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ), relator do projeto, visam permitir a cessão de áreas litorâneas a estados e municípios, além da venda dessas terras à iniciativa privada. Especialistas presentes na sessão da CCJ alertaram para os riscos “ambientais, sociais e patrimoniais” da privatização das praias.
Outras Palavras - Michael Roberts: em meados deste mês, a guerra comercial e tecnológica lançada pelos EUA contra a China em 2019 intensificou-se novamente. A Casa Branca anunciou uma nova série de medidas protecionistas sobre produtos chineses importados pelos norte-americanos. O imposto de importação sobre veículos elétricos (VEs) chineses, quadruplicou, atingindo agora 100%.




Um comentário em “Manchetes do dia – 30.5.2024”