Hora do Povo – Edição nº 3.949

Toda a verdade em 8 páginas

O IEDI constatou, através de estudo baseado nos dados mais recentes sobre o desempenho da indústria brasileira divulgados pelo IBGE, que o setor acumula uma década perdida. O Instituto aponta, ainda, que, em 2023, os níveis elevados de taxas de juros obstruíram mais uma vez a alavanca industrial do crescimento. O PIB da indústria de transformação encolheu -1,3% no acumulado do ano, sob influência da retração do investimento, acrescenta o documento, demonstrando o retrocesso que atinge o setor mais dinâmico da indústria. Veja todo o quadro industrial.

Em tempos em que o juro real cresce e o setor de serviços encolhe, a saúde e a educação encontram-se sob ataque da Fazenda e especilistas apontam os prejuízos ao país da MP das tarifas de energia. Veja quais são.

De um lado, o governo federal comprime os salários dos servidores; do outro, promove a participação popular em favor da ciência, tecnologia e inovação. E o povo paulista é contra a privatização da Sabesp, segundo pesquisa.

Enquanto Rússia e China aprofundam parceria estratégica pela paz e progresso dos povos, Israel bombardeia Gaza e Damasco e recebe resposta do Irã. A Espanha conclama a União Europeia ao pronto reconhecimento do Estado palestino na ONU. Saiba como foi.

O especial da semana aborda o início da República no Brasil, com o governo do Marechal Floriano. Entenda a sua defesa da democracia e da independência econômica.

Acompanhe a Hora do Povo no canal do Whatsapp.

Publicado por Iso Sendacz

Engenheiro Mecânico pela EESC-USP, Especialista aposentado do Banco Central, diretor do Sindicato dos Escritores no Estado de São Paulo e da Engenharia pela Democracia, conselheiro da Casa do Povo, Sinal, CNTU e Aguaviva, membro do Partido Comunista do Brasil. Foi presidente regional e diretor nacional do Sinal. Nascido no Bom Retiro, São Paulo, mora em Santos.

3 comentários em “Hora do Povo – Edição nº 3.949

Deixe um comentário