Manchetes do dia – 2.6.2023

Juros no cartão de crédito vão a 447% ao ano

Com os escorchantes juros de 13,75% do Banco Central (BC), a taxa média de juros cobrada pelos bancos em operações com pessoas físicas e empresas chegou em abril deste ano ao seu maior patamar em cinco anos. Segundo dados do BC, de março para abril a taxa média subiu de 44,5% para 45,1%.O índice do BC considera em seus cálculos apenas recursos livres. Ou seja, não inclui os juros para financiamento habitacional, rural e do BNDES.

Brasil bate recorde de trabalhadores com carteira assinada

Com o saldo positivo de empregos formais registrado nos quatro primeiros meses de 2023, o Brasil bateu recorde e ultrapassou a marca de 43 milhões de trabalhadores com carteira assinada. De janeiro a abril de 2023, foram criados no País 705.709 postos de trabalho sob o chamado “regime celetista”. Só em abril, o saldo – ou seja, a diferença entre admissões e demissões – foi de 180.005 vagas, um pouco menos que as 192.915 contabilizadas em março.

Movimentos social e sindical farão jornada contra os juros altos

As centrais sindicais e os movimentos sociais anunciaram nesta quarta-feira (31) “uma jornada massiva contra as altas taxas de juros e a política imposta pelo Banco Central (BC)”. As ações ocorrerão entre 16 de junho, Dia Nacional de Lutas, e 2 de julho. Na opinião das entidades, o fim da política monetária ultraliberal passa pelo impeachment do presidente do BC, Roberto Campo Neto. Desde agosto de 2022, a taxa básica de juros, a Selic, está em 13,75%, o que deixa o Brasil com os maiores juros reais do mundo.

Petrobrás permite a volta das construtoras brasileiras como fornecedoras, impulsionando a economia nacional

Essa mudança de postura é considerada uma excelente notícia para a economia brasileira, uma vez que possibilita a retomada de investimentos e a geração de empregos no setor de construção civil. As construtoras mencionadas estão habilitadas para médios e grandes projetos, mostrando que estão novamente competitivas e prontas para contribuir com o desenvolvimento do país.

Publicado por Iso Sendacz

Engenheiro Mecânico pela EESC-USP, Especialista aposentado do Banco Central, diretor do Sindicato dos Escritores no Estado de São Paulo e da Engenharia pela Democracia, conselheiro da Casa do Povo, Sinal, CNTU e Aguaviva, membro do Partido Comunista do Brasil. Foi presidente regional e diretor nacional do Sinal. Nascido no Bom Retiro, São Paulo, mora em Santos.

Um comentário em “Manchetes do dia – 2.6.2023

Deixe um comentário