Manchetes do dia – 26.4.2023

Inflação no Brasil: uma das mais baixas do mundo

No Brasil houve aumento de preços de 5,8%, nos países ricos esse movimento foi de avanço de 7,3%. Nos emergentes, essa alta foi de 10,1%, mas não é raro o Brasil ter um índice inferior à média de seus pares – isso ocorreu, por exemplo, em 2020 também. Por outro lado, o Brasil ocupa o primeiro lugar entre os países com a maior taxa de juro real do mundo, juros impostos pelo presidente do Banco Central, Campos Netos, a pretexto de combater uma inflação de demanda, contestada por economistas, empresários e assalariados.

‘Modelinhos matemáticos do presidente do BC não têm relação com a realidade’

“As falas do presidente do Banco Central no Senado comprovam que o raciocínio da autarquia sobre o processo inflacionário carece de um mínimo de coerência lógica”, observou Aurélio Valporto, presidente da Abradin. “Ele procurou sustentar que a economia brasileira, à beira da recessão, com indústrias demitindo e dando férias coletivas, está com excesso de demanda em relação à oferta”, disse o economista. “Para tal, apontou que bares e restaurantes voltaram a encher, sem observar que cerca de 40% dos bares e restaurantes tiveram prejuízos em pleno fevereiro, mês de carnaval”.

Câmara aprova urgência ao projeto que regulamenta plataformas digitais

“A votação dessa urgência vai permitir que a Câmara conclua um processo de três anos de debates”, pontuou o relator Orlando Silva. Afinal, “rede social que defende massacre de crianças não é liberdade, é crime hediondo”. Para a líder do PCdoB na Câmara, deputada Jandira Feghali (RJ), “esta é uma pauta essencial para conter a desinformação que humilha, agride, ofende e mata”.

Portugal celebra 47 anos da Revolução dos Cravos, que pôs fim à ditadura salazarista

Na madrugada de 25 de abril de 1974, à 0h25, a Rádio Renascença, emissora católica portuguesa, transmitiu a canção Grândola, Vila Morena, do compositor José Afonso. A música era o sinal esperado para que jovens militares do Movimento das Forças Armadas (MFA) dessem início à Revolução dos Cravos, levante que derrubou uma das mais longas ditaduras do século 20.

Publicado por Iso Sendacz

Engenheiro Mecânico pela EESC-USP, Especialista aposentado do Banco Central, diretor do Sindicato dos Escritores no Estado de São Paulo e da Engenharia pela Democracia, conselheiro da Casa do Povo, Sinal, CNTU e Aguaviva, membro do Partido Comunista do Brasil. Foi presidente regional e diretor nacional do Sinal. Nascido no Bom Retiro, São Paulo, mora em Santos.

Um comentário em “Manchetes do dia – 26.4.2023

Deixe um comentário