BC desconsidera apelos da sociedade e mantém taxa de juros em 13,75%

O Copom anunciou, nesta quarta-feira (22), que a taxa básica de juros, a taxa Selic, será mantida em 13,75% ao ano – o que prejudica a retomada do crescimento do país. Esta e a quinta vez consecutiva que a Selic é mantida neste patamar. É a segunda reunião do Comitê sob o governo Lula e foi marcada pela pressão pela queda de juros, que não aconteceu.
Terrorismo fiscal e totalitarismo financeiro

O terrorismo fiscal reside justamente na ameaça ao Estado com o objetivo de impedi-lo de dar condições mínimas de liberdade – a de não ser expropriado financeiramente de modo contínuo – para seus cidadãos e suas cidadãs. Garantir essa liberdade, para além do direito à vida, é o que dá a mínima legitimidade a um Estado que se pretende democrático.
Folha artificial bate recorde na conversão de CO2 e H2O em combustíveis sustentáveis

“Este é o primeiro exemplo de uma folha artificial com uma eficiência uma ordem de grandeza maior do que a de uma folha natural. Estamos agora buscando implementar o próximo passo, de construir um protótipo em grande escala para demonstrar a viabilidade industrial”, disse a professora Siglinda Perathoner, da Universidade de Estudos de Messina, na Itália.
Opinião dos trabalhadores: juros continuam extorsivos

“A Taxa Selic está exageradamente elevada no Brasil. Os juros continuam proibitivos, e o Brasil perde outra chance de apostar na produção, consumo e geração de empregos. A redução dos juros é importante para o desenvolvimento e o crescimento do Brasil. É preciso melhoria na infraestrutura econômica e social do país, na educação e na saúde pública.” Miguel Torres, presidente da Força Sindical
Um comentário em “Manchetes do dia – 23.3.2023”