Bom Retiro é o mundo

Estivemos 17.11 caminhando pelas ruas do nosso bairro natal vendo como, mesmo em tempo de imigração de avião, o Bom Retiro ainda é a casa de gente de todo o planeta, que escolheu o Brasil como um lar de esperança para si e sua família.

Dono da internacionalmente famosa Rua Três Rios, sua identidade é mutante, mas inapagável.

Bom Retiro é o mundo é um coletivo por um bairro multicultural, sem vinculação com metrópoles estrangeiras e suas indústrias, onde gente de todo o mundo e do Brasil inteiro se identifique com a máxima de Juó Bananere: “O Buritiro mora aqui”.

O coletivo está no Facebook: “Para garantir o nosso Direito à Cidade queremos que a ocupação dos espaços públicos considere a diversidade do bairro em um sentido amplo. Tendo em vista as singularidades do Bom Retiro, nos interessa conhecer e valorizar a sua história e o seu patrimônio para mobilizar e produzir a memória local de modo ativo (…). Dessa forma, como moradore(a)s, trabalhadore(a)s, frequentadore(a)s do bairro estamos preocupades com o caráter dessas ações: Não consideramos que elas têm sido construídas em parceria com quem habita o bom retiro e receamos pela amplitude dos impactos que irão provocar no território.”

Publicado por Iso Sendacz

Engenheiro Mecânico pela EESC-USP, Especialista aposentado do Banco Central, diretor do Sindicato dos Escritores no Estado de São Paulo e da Engenharia pela Democracia, conselheiro da Casa do Povo, Sinal, CNTU e Aguaviva, membro do Partido Comunista do Brasil. Foi presidente regional e diretor nacional do Sinal. Nascido no Bom Retiro, São Paulo, mora em Santos.

Deixe um comentário