Com Rene, a luta é para valer!
Rene Vicente (PCdoB/SP 65789) foi presidente do Sintaema (trabalhadores do saneamento público) e da CTB em São Paulo e apresenta seu nome à uma cadeira na Assembleia Legislativa paulista. Reuniu os trabalhadores para discutir a retomada da indústria, como vetor do desenvolvimento de São Paulo.
Com moderação de Laura Rodrigues, estiveram com ele os metalúrgicos do ABC Paulo Cesar Chinelato e Lincoln Patrocínio e o dirigente da FitMetal Marcelo Toledo. No início do ano, a Federação já havia trazido à luz a reindustrialização como única saída para a crise no Brasil.
O anfitrião saudou a mesa e a assistência dando boas vindas ao avanço tecnológico, desde que combinado com emprego digno e universal: menos horas dedicadas à produção bastante para toda a sociedade, mais horas de estudo e aprendizado das pessoas. Um regime de pleno emprego com industrialização e serviços públicos. Ao invés do trabalho braçal, cada vez mais construir, projetar e operar a tecnologia.
Relembrando a importância da indústria também para a fabricação dos meios de produção para a agropecuária e a própria manufatura, os convidados registraram o encolhimento do setor em São Paulo em 3,2%, no último ano. Em uma década, dez mil fábricas fecharam no Brasil, onerando um milhão de empregos.
Destacando que a indústria é a base da construção do país e São Paulo já foi a locomotiva brasileira, os industriários mostraram preocupação com a distribuição do progresso: hoje, 1,3 bilhão de pessoas não têm eletricidade e 4 bilhões estão ainda fora da internet.
Como a China mostra, é a politica econômica do governo central, hoje muito concentrada na geração e pagamento de juros, o principal para desenvolver a indústria. Mas, como observou Rene Vicente (PCdoB/SP – 65789), São Paulo pode ajudar muito o Brasil a reencontrar o seu rumo, com programas de inovação, levando em conta as demandas sociais, e integração entre as universidades e pequenas e médias empresas.
Lamentando estarem 15% dos doutores do país desempregados, sem contar os tantos que não conseguem colocação na sua área de formação superior, o candidato à representação dos trabalhadores resumiu:
- resgatar o papel indutor do Estado na economia e nas áreas sociais, que geram emprego não só na assistência social como também na produção dos insumos;
- fortalecer o mercado interno, valorizar o trabalho e o salário-mínimo, inclusive com medidas emergenciais para o desenvolvimento soberano do Brasil;
- reindustrializar com avanço tecnológico, para produzir e gerar emprego em São Paulo e no Brasil;
- combater as reformas que prejudicam o trabalhador – terceirização, trabalho temporário e precário e outros mecanismos de rebaixamento da massa salarial.

São Paulo precisa e merece Rene Vicente (PCdoB – 65789) na Assembleia legislativa. Com ele, Orlando Silva (PCdoB – 6565) na Câmara Federal.
Um comentário em “A retomada da indústria”