Confederação Nacional da Indústria
A CNI apresentou suas considerações sobre a importância da retomada da indústria no Brasil. Dono de uma fatia do PIB mais enxuta do que já foi outrora, o setor já conversou com o Ministro Geraldo Alckmin sobre as medidas que sugere para avançar a economia brasileira.
O caráter sindical da confederação patronal por certo induz a medidas de interesse setorial das empresas produtivas, mas a visão geral em favor da reindustrialização do Brasil, esperando avanços rápidos na retomada, por meio do BNDES, do papel estatal de promotor do desenvolvimento industrial e do comércio exterior; a produção de energia a partir de fontes renováveis e facilidades fiscais para a produção mostra o interesse nacional comandando a direção dos industriais brasileiros.
Mesmo com contradições inerentes às relações entre capital e trabalho, a retomada da indústria é igualmente de interesse do operariado brasileiro. Cabe a este buscar orientar o projeto no sentido de prover mais empregos de qualidade e renda para quem trabalha.
O Estúdio Folha produziu para a CNI um caderno especial a respeito da reindustrialização.
Entre os aspectos abordados está a capacidade de a indústria impulsionar outros setores e pagar melhores salários.