Industrializar para o Brasil crescer

Confederação Nacional da Indústria

A CNI apresentou suas considerações sobre a importância da retomada da indústria no Brasil. Dono de uma fatia do PIB mais enxuta do que já foi outrora, o setor já conversou com o Ministro Geraldo Alckmin sobre as medidas que sugere para avançar a economia brasileira.

O caráter sindical da confederação patronal por certo induz a medidas de interesse setorial das empresas produtivas, mas a visão geral em favor da reindustrialização do Brasil, esperando avanços rápidos na retomada, por meio do BNDES, do papel estatal de promotor do desenvolvimento industrial e do comércio exterior; a produção de energia a partir de fontes renováveis e facilidades fiscais para a produção mostra o interesse nacional comandando a direção dos industriais brasileiros.

Mesmo com contradições inerentes às relações entre capital e trabalho, a retomada da indústria é igualmente de interesse do operariado brasileiro. Cabe a este buscar orientar o projeto no sentido de prover mais empregos de qualidade e renda para quem trabalha.

O Estúdio Folha produziu para a CNI um caderno especial a respeito da reindustrialização.

Entre os aspectos abordados está a capacidade de a indústria impulsionar outros setores e pagar melhores salários.

Publicado por Iso Sendacz

Engenheiro Mecânico pela EESC-USP, Especialista aposentado do Banco Central, conselheiro da Casa do Povo, EngD, CNTU e Aguaviva, membro da direção estadual paulista do Partido Comunista do Brasil. Foi presidente regional e diretor nacional do Sinal. Nascido no Bom Retiro, São Paulo, mora em Santos.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: