A História da Petrobrás

Por ocasião dos 70 anos da criação da maior empresa brasileira, a Associação dos Engenheiros da Petrobrás conta, pela pena do jornalista José Augusto Ribeiro (autor de A Era Vargas), a história da Petróleo Brasileiro S.A., a Petrobrás.

Surgida “há 60 anos para defesa da PETROBRÁS, da soberania brasileira e do controle da energia, e na defesa e aperfeiçoamento permanente do corpo técnico” da petroleira, a AEPET apresenta o primeiro dos três volumes da obra.

“Essa primeira parte aborda o período entre 1930 e 1954, quando ganha força o sentimento da necessidade do Brasil dominar o ciclo do petróleo, da exploração/produção ao refino, que culmina com a Lei 2004, de 3 de outubro de 1053, criando a Petrobrás.

A segunda parte da série, conta a História da Petrobrás desde o suicídio  de Getúlio Vargas até o fim do governo de Fernando Henrique Cardoso. E a terceira parte é dedicada aos últimos 20 anos da empresa, à descoberta do pré-sal e a nova tentativa de afastar a Petrobrás de seu papel fundamental na construção da Soberania Nacional.”

Sem energia não há desenvolvimento, setor que experimenta um desmonte no Brasil. Por isso a importância de se conhecer como a Petrobrás alcançou a autossuficiência de petróleo e tornou-se pioneira global em águas profundas e no pressal.

Publicado por Iso Sendacz

Engenheiro Mecânico pela EESC-USP, Especialista aposentado do Banco Central, conselheiro da Casa do Povo, CNTU e Aguaviva, membro da direção estadual paulista do Partido Comunista do Brasil. Foi presidente regional e diretor nacional do Sinal. Nascido no Bom Retiro, São Paulo, mora em Santos.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: