Os perigos do Bitcoin à democracia brasileira

Não é preciso concordar com Doom Guy, do Explica Bitcoin, para perceber os riscos de uma moeda privada à ordem social conhecida como Nação. Ele aborda aspectos tributários, a cobertura universal dos benefícios sociais e sugere inclusive mecanismos de controle de moedas digitais pelo Estado.

Haverá quem entenda ser o texto dotado de certa ironia quanto à possibilidade de o Estado em permanente expansão agir com supremacia aos que ocultam patrimônio e evadem impostos com o uso de bitcoin, o que não nos parece ser absolutamente o caso. Criar benefícios “do vazio”, por meio de emissão monetária, é forma de democratizar a melhora de vida dos cidadãos.

Assim, recomendamos a leitura como de interesse:

A nossa democracia está em perigo. Doom Guy Décadas de avanços humanitários, leis positivistas e progressismo estão sob ameaça dessa tecnologia que à primeira vista parece ser somente um “dinheiro de internet”, mas que na verdade coloca em perigo toda a ordem vigente e tem o potencial para ser uma arma de destruição em […]

Os perigos do Bitcoin à democracia brasileira — Explica Bitcoin

Publicado por Iso Sendacz

Engenheiro Mecânico pela EESC-USP, Especialista aposentado do Banco Central, diretor do Sindicato dos Escritores no Estado de São Paulo e da Engenharia pela Democracia, conselheiro da Casa do Povo, Sinal, CNTU e Aguaviva, membro do Partido Comunista do Brasil. Foi presidente regional e diretor nacional do Sinal. Nascido no Bom Retiro, São Paulo, mora em Santos.

2 comentários em “Os perigos do Bitcoin à democracia brasileira

  1. Comandante!

    Sempre fui radicalmente contra o BITCOIN e moedas virtuais, pela simples razão que não há RESERVA DE VALOR nelas.

    Agora, com a explicação dada pelo AUTOR, estou mudando de ideia! Moeda virtual é uma BOA !!!!! O lado positivo apresentado é muito EXPRESSIVO !!!!!!

    Parabéns para o AUTOR !!!! Ele tem corretora de BITCOINS ????

    PAULO MARCOS

    Curtir

Deixe um comentário