André Lara Resende, economista
As teorias econômicas, a par de explicar fenômenos observados nas trocas mercantis, servem também de suporte ideológico para que a espiral capitalista possa continuar a rodar e, como é próprio da figura geométrica, a cada volta expandir a posse da riqueza socialmente produzida sem, por assim dizer, sentimento de culpa daqueles espécimes “de sucesso” em um mundo cada vez com muito dinheiro e pouca comida.
Lara Resende traz uma luz sobre ortodoxia e heterodoxia, procurando mostrar a quem serve cada uma das linhas mestras do pensamento econômico sobre o desenvolvimento capitalista.A apresentação é de Fernando Nogueira da Costa, igualmente economista.

A vanguarda teórica, por definição, é heterodoxa. Vanguarda significa frente, dianteira, parte anterior. É um substantivo feminino, do francês “avant-garde” (estar na frente, à dianteira de um movimento). São sinônimos de vanguarda:anteguarda, front. São antônimos de vanguarda: retaguarda, cauda. Esta é a ortodoxia conservadora.
Vanguarda é a parcela mais consciente e combativa, ou de ideias mais avançadas, de qualquer grupo social. Por extensão, é um grupo de indivíduos capaz de, por seus conhecimentos ou por uma tendência natural, exercer papel de precursor ou de pioneiro em determinado movimento cultural, artístico, científico etc.
Sendo assim, louvo os economistas dissidentes do mainstream inteligentes como o André Lara Resende. Bem vindo à heterodoxia teórica! Ajude-nos a divulgar o pensamento de fronteira pelo acesso à mídia não concedido aos social-desenvolvimentistas!
Publicou no Valor (11/02/22) um longo artigo, em uma revista não acadêmica de fim-de-semana, com apresentação de ideias pós-keynesianas. Para André…
Ver o post original 10.102 mais palavras
ÓTIMO MATERIAL …. PARABÉNS PELA SELEÇÃO!!!!
PAULO MARCOS FREITAS COSSA
R. Afonso Celso, 1629 – 4º andar – V. Mariana
São Paulo, SP – Brasil
04119-062
(11) 99129 – 4149
CurtirCurtir