Breve Esboço dos Sistemas Financeiros Nacionais Existentes no Mundo

Do sistema financeiro brasileiro é esperada a promoção do desenvolvimento equilibrado e o serviço aos interesses da coletividade.

Em termos práticos, o governo exige apenas prudência das instituições que autoriza funcionar, fixando um preço básico do dinheiro que nem de longe é seguido pelo mercado, que só oferta crédito a taxas muito superiores àquelas que o próprio governo lhe garante “livre de riscos”.

Enquanto o PIB cai, o cartel dos maiores lucros acumula lucros até maiores que em tempos de crescimento da atividade produtiva e dos benefícios sociais, seu dever constitucional precípuo.

Além da síntese oferecida por Fernando Nogueira da Costa, abaixo, recomendamos a releitura de O insaciável apetite dos bancos e Duplo mandato para o Banco Central.

Blog Cidadania & Cultura

Segundo John Zysman, no livroGovernments, Markets, and Growth(Cornell University Press, 1983), a etapa final neste breve esboço de sistemas financeiros é considerar as várias maneiras pelas quais os governos operam nos mercados financeiros.

Em primeiro lugar e mais obviamente, os governos gerenciam a criação de dinheiro para atingir as metas de taxa de juros ou de oferta de moeda. Esses objetivos são perseguidos por meio de técnicas de comprimento de braço, como manipular o nível de reservas exigido para um banco deve manter, ou por meios mais diretos, tais como o estabelecimento de limites quantitativos sobre o que cada banco pode emprestar.

Segundo, os governos administram e regulam os sistemas financeiros para garantir a estabilidade e a solvência das instituições individuais. Para este fim, os bancos centrais atuam como credores de último recurso para garantir as incompatibilidades de fundos ou a falta de liquidez no sistema não desencadearem…

Ver o post original 593 mais palavras

Publicado por Iso Sendacz

Engenheiro Mecânico pela EESC-USP, Especialista aposentado do Banco Central, diretor do Instituto Cultural Israelita Brasileiro, conselheiro da CNTU e Aguaviva, membro da direção estadual paulista do Partido Comunista do Brasil. Foi presidente regional e diretor nacional do Sinal. Nascido no Bom Retiro, São Paulo, mora em Santos.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: