Governo, Mercados e Crescimento

John Zysman preconizava a deterioração econômica da crise longa do capitalismo logo no seu início, atribuindo à diminuição do papel do Estado na economia como uma das causas fundamentais.
O próprio professor Fernando Nogueira faz a sua análise do ocorrido nas últimas décadas, com aplicação à realidade brasileira.

Blog Cidadania & Cultura

O livro publicado por John Zysman,Governments, Markets, and Growth(First published 1983 by Cornell University Press), bem no início da Era Neoliberal se tornou um clássico lido por gerações posteriores. Vale a pena resumir e memorizar sua argumentação principal.

O desempenho econômico de todos os países avançados se deteriorou, durante a década de 1970, em muitos casos de forma bastante abrupta. Esta deterioração provocou em todo o Ocidente um novo debate sobreo papel do governo na economia.

As soluções sempre dependem de como se percebe um problema. Logo, não é surpreendente as diferentes explicações de nossos problemas atuais produziram acentuadamente diferentes prescrições para resolvê-los.

Ver o post original 374 mais palavras

Publicado por Iso Sendacz

Engenheiro Mecânico pela EESC-USP, Especialista aposentado do Banco Central, diretor do Instituto Cultural Israelita Brasileiro, conselheiro da CNTU, membro da direção estadual paulista do Partido Comunista do Brasil. Nascido no Bom Retiro, São Paulo, mora em Santos.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: