Governo, Mercados e Crescimento

John Zysman preconizava a deterioração econômica da crise longa do capitalismo logo no seu início, atribuindo à diminuição do papel do Estado na economia como uma das causas fundamentais.
O próprio professor Fernando Nogueira faz a sua análise do ocorrido nas últimas décadas, com aplicação à realidade brasileira.

Blog Cidadania & Cultura

O livro publicado por John Zysman,Governments, Markets, and Growth(First published 1983 by Cornell University Press), bem no início da Era Neoliberal se tornou um clássico lido por gerações posteriores. Vale a pena resumir e memorizar sua argumentação principal.

O desempenho econômico de todos os países avançados se deteriorou, durante a década de 1970, em muitos casos de forma bastante abrupta. Esta deterioração provocou em todo o Ocidente um novo debate sobreo papel do governo na economia.

As soluções sempre dependem de como se percebe um problema. Logo, não é surpreendente as diferentes explicações de nossos problemas atuais produziram acentuadamente diferentes prescrições para resolvê-los.

Ver o post original 374 mais palavras

Publicado por Iso Sendacz

Engenheiro Mecânico pela EESC-USP, Especialista aposentado do Banco Central, diretor do Instituto Cultural Israelita Brasileiro, conselheiro da CNTU e Aguaviva, membro da direção estadual paulista do Partido Comunista do Brasil. Foi presidente regional e diretor nacional do Sinal. Nascido no Bom Retiro, São Paulo, mora em Santos.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: