A Roda de Conversa do jornalista Osvaldo Bertolino trouxe em 12 de Fevereiro a dirigente sindical dos gráficos e da Federação Sindical Mundial Maria Pimentel, para falar do seu papel à frente da luta pelos direitos dos trabalhadores, sem os quais não é possível a emancipação feminina.
Maria Pimentel percorreu longa estrada, sempre generosamente entregando o melhor de si à Humanidade. Ainda estudante ligou-se à Dissidência da Guanabara, para a resistência à ditadura que se instalara no Brasil.
Na Argélia muito aprendeu sobre a resistência daquele povo ante à cruel agressão francesa e, com Arraes e Gregório Bezerra, sonhava com a volta à Pátria, mas não perdia tempo. Na Suíça, já editava um jornal que aqui ajudava na redemocratização do Brasil.
De volta, trabalhou na Editora Abril, organizou a greve dos trabalhadores por melhores salários e se fez uma das primeiras dirigentes femininas do sindicato da categoria. Adiante, assumiu posição na direção da Central Geral dos Trabalhadores e da Federação Sindical Internacional.
O convite contou com a apresentação de Miguel Manso:
NÃO HÁ MOVIMENTO FEMININO PRA VALER SEM A PARTICIPAÇÃO DA MULHER OPERÁRIA DA INDÚSTRIA.
ROMPER A ATOMIZAÇÃO DE PEQUENOS GRUPOS E MOVIMENTOS DE LUTA PARTICULARISTAS, SINDICALIZAR E TRAZER A MULHER OPERÁRIA PARA O CENTRO DA LUTA É UMA TAREFA CENTRAL DO FEMINISMO E DOS QUE LUTAM PELA EMANCIPAÇÃO DA MULHER.
AINDA HOJE SÃO POUCAS AS MULHERES OPERÁRIAS QUE ALCANÇARAM A CONDIÇÃO DE DIRIGENTES POLITICAS E SINDICAIS NACIONAIS E INTERNACIONAIS, O RESPEITO E ADMIRAÇÃO, COMO A OPERÁRIA GRÁFICA MARIA PIMENTEL ALCANÇOU
MARIA PIMENTEL É A SINDICALISTA MAIS EXPERIENTE E PIONEIRA NA CONQUISTA DE ESPAÇOS DA MULHER OPERÁRIA DA INDÚSTRIA ENTRE OS DEMAIS DIRIGENTES.
É RECONHECIDA INTERNACIONALMENTE PELOS SINDICATOS E DIRIGENTES POLÍTICOS COMO VANGUARDA DA LUTA OPERÁRIA E PIONEIRA NA LUTA DA MULHER.
OUVIR SEUS ENSINAMENTOS E SEGUIR SEUS PASSOS É UM GRANDE CAMINHO PARA QUEM QUER LUTAR PRA VALER.
Duas horas de ótima conversa, com muita história e lições de uma que muito orgulha, assista na íntegra.