Maria, Maria Pimentel, tem força, raça e sempre um sorriso

A Roda de Conversa do jornalista Osvaldo Bertolino trouxe em 12 de Fevereiro a dirigente sindical dos gráficos e da Federação Sindical Mundial Maria Pimentel, para falar do seu papel à frente da luta pelos direitos dos trabalhadores, sem os quais não é possível a emancipação feminina.

Maria Pimentel percorreu longa estrada, sempre generosamente entregando o melhor de si à Humanidade. Ainda estudante ligou-se à Dissidência da Guanabara, para a resistência à ditadura que se instalara no Brasil.

Na Argélia muito aprendeu sobre a resistência daquele povo ante à cruel agressão francesa e, com Arraes e Gregório Bezerra, sonhava com a volta à Pátria, mas não perdia tempo. Na Suíça, já editava um jornal que aqui ajudava na redemocratização do Brasil.

De volta, trabalhou na Editora Abril, organizou a greve dos trabalhadores por melhores salários e se fez uma das primeiras dirigentes femininas do sindicato da categoria. Adiante, assumiu posição na direção da Central Geral dos Trabalhadores e da Federação Sindical Internacional.

Espaços da luta operária de difícil ocupação pela mulher. Pimentel esclareceu que homens e mulheres devem caminhar juntos, mas cabe a eles incentiva-las à participação e criar condições para que possam faze-lo.

O convite contou com a apresentação de Miguel Manso:

NÃO HÁ MOVIMENTO FEMININO PRA VALER SEM A PARTICIPAÇÃO DA MULHER OPERÁRIA DA INDÚSTRIA.

ROMPER A ATOMIZAÇÃO DE PEQUENOS GRUPOS E MOVIMENTOS DE LUTA PARTICULARISTAS, SINDICALIZAR E TRAZER A MULHER OPERÁRIA PARA O CENTRO DA LUTA É UMA TAREFA CENTRAL DO FEMINISMO E DOS QUE LUTAM PELA EMANCIPAÇÃO DA MULHER.

AINDA HOJE SÃO POUCAS AS MULHERES OPERÁRIAS QUE ALCANÇARAM A CONDIÇÃO DE DIRIGENTES POLITICAS E SINDICAIS NACIONAIS E INTERNACIONAIS, O RESPEITO E ADMIRAÇÃO, COMO A OPERÁRIA GRÁFICA MARIA PIMENTEL ALCANÇOU

MARIA PIMENTEL É A SINDICALISTA MAIS EXPERIENTE E PIONEIRA NA CONQUISTA DE ESPAÇOS DA MULHER OPERÁRIA DA INDÚSTRIA ENTRE OS DEMAIS DIRIGENTES.

É RECONHECIDA INTERNACIONALMENTE PELOS SINDICATOS E DIRIGENTES POLÍTICOS COMO VANGUARDA DA LUTA OPERÁRIA E PIONEIRA NA LUTA DA MULHER.

OUVIR SEUS ENSINAMENTOS E SEGUIR SEUS PASSOS É UM GRANDE CAMINHO PARA QUEM QUER LUTAR PRA VALER.

Duas horas de ótima conversa, com muita história e lições de uma que muito orgulha, assista na íntegra.

Publicado por Iso Sendacz

Engenheiro Mecânico pela EESC-USP, Especialista aposentado do Banco Central, diretor do Instituto Cultural Israelita Brasileiro, conselheiro da CNTU e Aguaviva, membro da direção estadual paulista do Partido Comunista do Brasil. Foi presidente regional e diretor nacional do Sinal. Nascido no Bom Retiro, São Paulo, mora em Santos.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: