Maria, Maria Pimentel, tem força, raça e sempre um sorriso

A Roda de Conversa do jornalista Osvaldo Bertolino trouxe em 12 de Fevereiro a dirigente sindical dos gráficos e da Federação Sindical Mundial Maria Pimentel, para falar do seu papel à frente da luta pelos direitos dos trabalhadores, sem os quais não é possível a emancipação feminina.

Maria Pimentel percorreu longa estrada, sempre generosamente entregando o melhor de si à Humanidade. Ainda estudante ligou-se à Dissidência da Guanabara, para a resistência à ditadura que se instalara no Brasil.

Na Argélia muito aprendeu sobre a resistência daquele povo ante à cruel agressão francesa e, com Arraes e Gregório Bezerra, sonhava com a volta à Pátria, mas não perdia tempo. Na Suíça, já editava um jornal que aqui ajudava na redemocratização do Brasil.

De volta, trabalhou na Editora Abril, organizou a greve dos trabalhadores por melhores salários e se fez uma das primeiras dirigentes femininas do sindicato da categoria. Adiante, assumiu posição na direção da Central Geral dos Trabalhadores e da Federação Sindical Internacional.

Espaços da luta operária de difícil ocupação pela mulher. Pimentel esclareceu que homens e mulheres devem caminhar juntos, mas cabe a eles incentiva-las à participação e criar condições para que possam faze-lo.

O convite contou com a apresentação de Miguel Manso:

NÃO HÁ MOVIMENTO FEMININO PRA VALER SEM A PARTICIPAÇÃO DA MULHER OPERÁRIA DA INDÚSTRIA.

ROMPER A ATOMIZAÇÃO DE PEQUENOS GRUPOS E MOVIMENTOS DE LUTA PARTICULARISTAS, SINDICALIZAR E TRAZER A MULHER OPERÁRIA PARA O CENTRO DA LUTA É UMA TAREFA CENTRAL DO FEMINISMO E DOS QUE LUTAM PELA EMANCIPAÇÃO DA MULHER.

AINDA HOJE SÃO POUCAS AS MULHERES OPERÁRIAS QUE ALCANÇARAM A CONDIÇÃO DE DIRIGENTES POLITICAS E SINDICAIS NACIONAIS E INTERNACIONAIS, O RESPEITO E ADMIRAÇÃO, COMO A OPERÁRIA GRÁFICA MARIA PIMENTEL ALCANÇOU

MARIA PIMENTEL É A SINDICALISTA MAIS EXPERIENTE E PIONEIRA NA CONQUISTA DE ESPAÇOS DA MULHER OPERÁRIA DA INDÚSTRIA ENTRE OS DEMAIS DIRIGENTES.

É RECONHECIDA INTERNACIONALMENTE PELOS SINDICATOS E DIRIGENTES POLÍTICOS COMO VANGUARDA DA LUTA OPERÁRIA E PIONEIRA NA LUTA DA MULHER.

OUVIR SEUS ENSINAMENTOS E SEGUIR SEUS PASSOS É UM GRANDE CAMINHO PARA QUEM QUER LUTAR PRA VALER.

Duas horas de ótima conversa, com muita história e lições de uma que muito orgulha, assista na íntegra.

Publicado por Iso Sendacz

Engenheiro Mecânico pela EESC-USP, Especialista aposentado do Banco Central, diretor do Instituto Cultural Israelita Brasileiro, conselheiro da CNTU, membro da direção estadual paulista do Partido Comunista do Brasil. Nascido no Bom Retiro, São Paulo, mora em Santos.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: