Governo, Mercados e Crescimento

John Zysman preconizava a deterioração econômica da crise longa do capitalismo logo no seu início, atribuindo à diminuição do papel do Estado na economia como uma das causas fundamentais.
O próprio professor Fernando Nogueira faz a sua análise do ocorrido nas últimas décadas, com aplicação à realidade brasileira.

Avatar de Fernando Nogueira da CostaBlog Cidadania & Cultura

O livro publicado por John Zysman,Governments, Markets, and Growth(First published 1983 by Cornell University Press), bem no início da Era Neoliberal se tornou um clássico lido por gerações posteriores. Vale a pena resumir e memorizar sua argumentação principal.

O desempenho econômico de todos os países avançados se deteriorou, durante a década de 1970, em muitos casos de forma bastante abrupta. Esta deterioração provocou em todo o Ocidente um novo debate sobreo papel do governo na economia.

As soluções sempre dependem de como se percebe um problema. Logo, não é surpreendente as diferentes explicações de nossos problemas atuais produziram acentuadamente diferentes prescrições para resolvê-los.

Ver o post original 374 mais palavras

Publicado por Iso Sendacz

Engenheiro Mecânico pela EESC-USP, Especialista aposentado do Banco Central, diretor do Sindicato dos Escritores no Estado de São Paulo e da Engenharia pela Democracia, conselheiro da Casa do Povo, Sinal, CNTU e Aguaviva, membro do Partido Comunista do Brasil. Foi presidente regional e diretor nacional do Sinal. Nascido no Bom Retiro, São Paulo, mora em Santos.

Deixe um comentário