Análise das Medidas Adotadas pelo BCB durante a Pandemia

Diante da óbvia constatação de o dinheiro liberado aos bancos e os novos instrumentos de crédito não terem chegado às famílias e às empresas, menos ainda às pequenas e micro, temos as lições do prof. titular de Economia Fernando Nogueira da Costa para nos ilustrar.

À guisa de introdução, lembremos apenas que o dinheiro empoçado nos bancos pode ser remunerado pela Selic voluntariamente, diminuindo o apetite do sistema financeiro por riscos com as empresas e pessoas.

Não fosse o modesto auxílio emergencial, talvez ainda mais vidas tivessem sido perdidas pelo inevitável contágio dos que “saíssem às ruas atrás do pão de cada dia”.
Se os bancos não atendem às expectativas das autoridades, cabe a estas determinarem o bom uso do dinheiro no país.

Blog Cidadania & Cultura

As medidas de liquidez adotadas pelo governo brasileiro tiveram um papel relevante em evitar que o choque externo, verificado em março nos Estados Unidos, aliado ao aumento da preferência pela liquidez no mercado interno devido à crise do coronavírus resultassem em qualquer tipo de disfuncionalidade mais relevante no sistema financeiro nacional. 

Uma avaliação das medidas até o presente momento mostra uma discrepância relevante entre os resultados previstos e efetivados. Nas medidas de liquidez, isso pode até ser interpretado como um sinal de que o sistema financeiro estava em uma posição confortável antes da crise. Assim, não precisou recorrer às linhas da autoridade monetária. Porém, essa discrepância se observa também nos resultados obtidos no mercado de crédito.

Até o momento, os bancos não retomaram suas operações de crédito na escala necessária para fazer frente ao desequilíbrio de caixa enfrentado pelas famílias e pelas empresas. O que se observa nos dados do…

Ver o post original 4.132 mais palavras

Publicado por Iso Sendacz

Engenheiro Mecânico pela EESC-USP, Especialista aposentado do Banco Central, diretor do Sindicato Nacional dos Funcionários do Banco Central e do Instituto Cultural Israelita Brasileiro, membro da direção estadual paulista do Partido Comunista do Brasil. Nascido no Bom Retiro, São Paulo, mora em Santos.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: