Mais serviços públicos, salários em dia, menos juros

Dois dias atrás o Presidente da Câmara dos Deputados mostrou-se favorável à redução dos salários dos servidores públicos, exatamente aqueles que estão à frente e na retaguarda do combate pela vida nestes tempos pandêmicos.

A ajuda que os profissionais da saúde e da segurança pública que estão em campo arriscando a própria vida em favor da sociedade toda é complementada por outros agentes encarregados da elaboração e execução de políticas públicas fundamentais para o bom funcionamento do Estado e do país, mesmo e destacadamente neste período.

Entra ano, sai ano, o serviço público da União fica cada vez mais barato, em relação aos tributos produzidos pelos trabalhadores e proprietários que dele se servem todos os dias.

Ninguém parou de trabalhar e de entregar à sociedade o que do Estado se espera: salvar vidas, preservar a democracia e manter o funcionamento do país em condições que favoreçam a contenção viral com o mínimo de perdas possível. Em esforço extraordinário, apesar do chefe que têm, os especialistas ainda apresentaram seu próprio plano à retomada nacional.

Dobrar a ajuda emergencial representa menos da metade da despesa com juros deste ano, e menos do que o saldo restante da rubrica orçamentária.

Mas, ao invés de segurar um pouquinho os juros da dívida pública, o governo parece preferir reduzir os serviços públicos cortando salários dos seus servidores, criando risco para descumprir ainda mais os preceitos constitucionais da garantia dos direitos sociais.

Sobre o orçamento e a crise pandêmica: veja em A saúde tem pressa e Incompetência ou sabotagem.

Publicado por Iso Sendacz

Engenheiro Mecânico pela EESC-USP, Especialista aposentado do Banco Central, diretor do Sindicato Nacional dos Funcionários do Banco Central e do Instituto Cultural Israelita Brasileiro, membro da direção estadual paulista do Partido Comunista do Brasil. Nascido no Bom Retiro, São Paulo, mora em Santos.

Um comentário em “Mais serviços públicos, salários em dia, menos juros

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: