Manchetes do dia – 26.11.2025

Hora do Povo – Pela 22ª semana consecutiva os bancos consultados pelo Banco Central mantém a projeção da taxa Selic em 15% no final deste ano, De acordo com o boletim Focus, juros abaixo dos dois dígitos, só em 2028, de 9,5%. Desta forma, o juro real (descontada a inflação) deve encerrar o ano de 2025 acima dos dois dígitos, prejudicando os investimentos, o crescimento das atividades produtivas, a economia e, consequentemente, a geração de novos empregos de qualidade no Brasil.

Hora do Povo – “Ou aproveitamos essas riquezas que Deus nos deu e fazemos disso uma riqueza para nosso povo, ou vamos ver os países de sempre cavarem buracos no nosso país, levarem nosso minério e a gente ficar com a fome e a pobreza”, afirmou
o presidente Lula no encerramento do encontro empresarial Brasil–Moçambique. O presidente foi enfático ao dizer que nações ou empresas interessadas nesses recursos terão que investir em processos produtivos dentro do território nacional.

Vermelho – O professor Elias Jabbour e o coach Pablo Marçal participaram, na noite de 20 de novembro, de um dos debates mais aguardados do ano no podcast Inteligência Ilimitada. Durante mais de duas horas, os convidados confrontaram visões sobre segurança pública, economia, comunismo, democracia, religião e o papel da ciência no Brasil. “Enquanto a ciência e a universidade são criminalizadas pelo senso comum, a picaretagem dos coachs cresce no Brasil”, declarou Jabbour.

Outras Palavras  – O Ocidente passou dois anos em parceria com Israel em sua campanha de destruição desenfreada em Gaza. Agora, os Estados Unidos – com a permissão de um Conselho de Segurança das Nações Unidas intimidado – nomearam Donald Trump para presidir as ruínas, o que abrirá caminhos para novos negócios e o isolamento dos palestinos. E a farsa de “ajuda humanitária”, que os submete à fome, continua.

Publicado por Iso Sendacz

Engenheiro Mecânico pela EESC-USP, Especialista aposentado do Banco Central, diretor do Sindicato dos Escritores no Estado de São Paulo e da Engenharia pela Democracia, conselheiro da Casa do Povo, Sinal, CNTU e Aguaviva, membro do Partido Comunista do Brasil. Foi presidente regional e diretor nacional do Sinal. Nascido no Bom Retiro, São Paulo, mora em Santos.

Um comentário em “Manchetes do dia – 26.11.2025

Deixe um comentário