Manchetes do dia – 29.10.2025

Vermelho – O projeto de Tarifa Zero no transporte público urbano, impulsionado pelo governo Lula, está ganhando tração no Congresso Nacional, com o objetivo de resgatar o papel do transporte como serviço essencial à cidadania, conforme previsto constitucionalmente. A expectativa é que o Orçamento de 2026 já contemple uma rubrica específica para apoiar a gratuidade. A experiência de 154 municípios brasileiros mostra que a adoção parcial ou total da Tarifa Zero é viável e traz benefícios concretos.

Jornal GGN – Luís Nassif: a onda de privatizações no Brasil tem seguido um roteiro que, embora legalmente estruturado, levanta sérias questões sobre governança, transparência e o papel do Estado em setores estratégicos. Casos como os da EMAE, Eletrobras e Sabesp revelam um padrão: aquisição de controle com participação minoritária, decisões financeiras controversas e impactos diretos sobre serviços públicos essenciais.

Hora do Povo – O Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) denunciou os ataques contra advogados feitos pelos bolsonaristas na CPMI do INSS e disse que “quando um advogado é atacado ao realizar seu trabalho, toda a justiça é atacada”. O deputado bolsonarista José Medeiros (PL-MT) chamou Izabella Borges de “advogada de porta de cadeia” e “advogada de quadrilha”. Quando a advogada tentou responder, Medeiros a mandou “calar a boca” e que ficasse “no seu lugar”.

Vermelho – Lula agregou, ao discursar na sessão de abertura da Cúpula da Ásia do Leste (Asean), em Kuala Lumpur, na Malásia, que “em um cenário de instabilidade, nossa proteção mais efetiva é expandir o leque de países com quem mantemos diálogo e fazemos negócios”. Nesse sentido, ressaltou que a aproximação entre a Asean e Mercosul tem potencial para integrar as cadeias produtivas de duas regiões, com grande complementaridade econômica. Outro aspecto importante do discurso do presidente Lula foi a defesa do multilateralismo.

Publicado por Iso Sendacz

Engenheiro Mecânico pela EESC-USP, Especialista aposentado do Banco Central, diretor do Sindicato dos Escritores no Estado de São Paulo e da Engenharia pela Democracia, conselheiro da Casa do Povo, Sinal, CNTU e Aguaviva, membro do Partido Comunista do Brasil. Foi presidente regional e diretor nacional do Sinal. Nascido no Bom Retiro, São Paulo, mora em Santos.

Um comentário em “Manchetes do dia – 29.10.2025

Deixe um comentário