Hora do Povo – O Fundo Social (FS) é constituído de recursos recebidos pela União pelos direitos de exploração do petróleo, para projetos e programas em diversas áreas como educação, saúde pública e meio ambiente. Com os aportes anuais de 5% do Fundo Social, que são da ordem de R$ 30 bilhões ao ano, o adicional, segundo o texto aprovado, para as duas áreas (saúde e educação) será em torno de R$ 1,5 bilhão ao ano pelos próximos cinco anos, e que se esses investimentos estivessem dentro do arcabouço fiscal, não haveria condições legais de aumentar recursos para saúde e educação, segundo Bulhões Jr.
Hora do Povo – O Banco Central (BC) reduziu de 2,1% para 2% a projeção de crescimento do PIB (Produto Interno Bruto) de 2025, segundo o “Relatório de Política Monetária”. Para 2026, a estimativa ficou em 1,5%, devido aos efeitos da criminosa taxa de juros sobre a atividade econômica. “A autoridade monetária, assim como o médico, não pode ser a causadora do dano”, declarou Galípolo, ao comentar o relatório de política monetária, em entrevista à jornalistas.
Vermelho – Ao tratar da decisão do Copom, o professor Pedro Paulo Bastos lembra que há uma contradição importante entre o argumento de que o arcabouço fiscal permitiria reduzir taxa de juros e o que está acontecendo no país. “O arcabouço fiscal foi aprovado em 2023 e está funcionando desde 2024. Muito provavelmente, a meta de superávit vai ser cumprida e, a despeito disso, a taxa de juros continua muito alta. Então a justificativa do arcabouço fiscal não está propriamente valendo”.
Vermelho – A China voltou a surpreender o mundo nesta terça-feira (23) ao anunciar que está abrindo mão do tratamento diferenciado a que os países em desenvolvimento têm direito na Organização Mundial do Comércio (OMC). “A medida mostra o apetite da China em se apresentar para o mundo como um país que já é uma potência comercial e industrial, mas que está consciente de que deve assumir maiores responsabilidades”, argumenta o professor e especialista em China, Evandro Menezes de Carvalho.





Um comentário em “Manchetes do dia – 30.9.2025”