Ópera Mundi – José Dirceu: Gabriel Galípolo, conseguiu o que parecia impensável para quem imaginava que ele agiria de modo diferente do seu antecessor, Roberto Campos Neto. Num esforço explícito de acompanhar o mercado financeiro e se converter em reprodutor da lógica do rentismo, Galípolo se antecipou de forma discutível para avisar que os juros, hoje no inacreditável patamar de 15% ao ano, assim devem permanecer “por longo período”.
Hora do Povo – “… O que me parece extraordinário no seu caso é o problema de estilo que conseguiu resolver. Entre o linguajar e a estilização, não notamos solução de continuidade. Quando joga com os recursos tão limitados do estilo indireto, raras vezes o leitor se dá conta do momento crítico da transição, do momento em que a prosa rude, colorida, sincopada de Blau Nunes deixa transparecer a voz do autor, em que a imaginação livre do campeiro contador de ‘casos’ se transforma em imaginação consciente e criadora” .(Augusto Meyer)
TNH1 – A investigação dos exoplanetas habitáveis do sistema TRAPPIST-1, localizado a 40 anos-luz da Terra, está avançando e despertando grande interesse científico. Os dados atuais não confirmam a presença de uma atmosfera rica em nitrogênio no TRAPPIST-1e. A análise efetuada não trouxe evidências definitivas sobre a existência de uma atmosfera semelhante à da Terra, mas o potencial para isso ainda não foi descartado, sendo necessária a realização de estudos detalhados por meio de telescópios avançados.
Outras Palavras – O Antropoceno não é apenas um marco geológico, mas a história natural da forma-valor inscrita no planeta. Na era da sociedade 4.0, onde algoritmos transformam desejo em mercadoria e a natureza é reduzida a métrica e ativo, urge um manifesto que denuncie, com sobriedade e visceralidade, a contradição entre capital e vida. Este ensaio convoca ciência, política e humanidade a romper a fenda metabólica e recolocar a técnica a serviço da emancipação — um chamado filosófico e revolucionário às próximas gerações.




2 comentários em “Leituras de domingo – 21.9.2025”