Manchetes do dia – 29.7.2025

Hora do Povo – A conta de luz ficará ainda mais cara em agosto, anunciou a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel). De acordo com o comunicado, a bandeira vermelha patamar 2 – a mais alta na escala de tarifas – será acionada a partir do dia 1º, o que adicionará R$ 7,87 para cada 100 kWh consumidos.  Segundo a Aneel, a decisão se baseia na previsão de baixo volume de chuvas – o que reduz a geração de energia por meio das usinas hidrelétricas. Isso eleva os custos de geração devido à necessidade de acionar fontes mais caras, como as usinas termelétricas. 

Hora do Povo – A medida, que entre outras iniciativas, lança uma chamada pública para credenciar o primeiro Centro de Competência em tecnologias de RNA do país – com foco em RNA mensageiro (mRNA), uma das mais avançadas e seguras tecnologias para vacinas e terapias do mundo –  integra um pacote de ações estratégicas voltadas à soberania científica do Brasil na área. “Vamos gerar emprego e tecnologia para a saúde e, o mais importante, melhorar a qualidade de vida da população brasileira”, afirmou o ministro da Saúde, Alexandre Padilha, durante o evento em São Paulo.

Jornal GGN – O professor da Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (USP) Cláudio Schon falou sobre uma política nacional de terras raras: “É uma pergunta bem complicada, porque, se eu não me engano, o meu colega Fernando Landgraaf esteve aqui no programa de você e disse que não basta você minerar, certo? Você tem que beneficiar o minério, você tem que processar o minério, obter os metais, ter uma indústria que use esses metais, certo? Não é simplesmente ir cavando terra que a gente vai conseguir usar as terras raras”, apontou.

Vermelho – Amorim disse que as investidas do ex-presidente dos EUA contra o Brasil estão, paradoxalmente, reforçando a determinação brasileira de ampliar laços com os Brics e outros parceiros globais. “Queremos ter relações diversificadas e não depender de nenhum país”, declarou o ex-chanceler, ao defender maior aproximação com Europa, América do Sul e Ásia, além da continuidade dos esforços de integração sul-americana liderados pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

Publicado por Iso Sendacz

Engenheiro Mecânico pela EESC-USP, Especialista aposentado do Banco Central, diretor do Sindicato dos Escritores no Estado de São Paulo e da Engenharia pela Democracia, conselheiro da Casa do Povo, Sinal, CNTU e Aguaviva, membro do Partido Comunista do Brasil. Foi presidente regional e diretor nacional do Sinal. Nascido no Bom Retiro, São Paulo, mora em Santos.

Deixe um comentário