Manchetes do dia – 23.6.2025

Hora do Povo – Não há dúvida de que, se o bolsonarismo, uma corrente política de cunho fascista e, por isso mesmo, totalmente submissa e bajuladora aos ditames de Washington, estivesse, ou voltasse, ao poder no Brasil, não só completaria a destruição da economia do país, como faz Javier Milei, na Argentina, como também arrastaria o país para as aventuras agressivas, expansionistas e estúpidas dos falcões da guerra que pululam em torno de Donald Trump, de Benjamin Netanyahu e de alguns órfãos de Hitler saídos dos sarcófagos na Europa.

Jornal GGN – Foram abertas duas ações contra a empresa, uma da SEC (a Comissão de Valores Mobiliários) dos EUA e outra do próprio Departamento de Justiça. A da SEC justificava-se, mas foi turbinado pela própria Lava Jato, ao aumentar de forma irreal os custos da corrupção para a Petrobras. A União, que é acionista majoritária, poderia ter invocado imunidade funcional para a Petrobras – uma estratégia embasada no tratado de cooperação internacional com os Estados Unidos em matéria penal.

Engenharia pela Democracia– Henrique Luduvice: a defesa da Engenharia não deve ser interpretada como uma manifestação corporativa sem lastros no contexto internacional histórico, no qual se encontra inserido o Brasil. Um observador eficiente visualiza que a realidade existente respalda a contundência de tal colocação. Afinal, os Países considerados centrais sempre ostentaram a Engenharia, em períodos e conjunturas distintas, como uma de suas prioridades.

Hora do Povo – Ao condenar diretamente o ataque de Trump ao Irã, Guterres enfatiza: “Estou gravemente alarmado pelo uso da força pelos Estados Unidos contra o Irã, hoje. Esta é uma perigosa escalada em uma região já no limite e uma direta ameaça à segurança e à paz mundial”.“Nesta hora perigosa, é crítico evitar uma espiral do caos”, acrescentou o secretário-geral da ONU. Enquanto isso, Trump se manifesta na direção oposta vangloriando-se do criminoso bombardeio às usinas nucleares iranianas de Fordow, Natanz e Isfahan.

Publicado por Iso Sendacz

Engenheiro Mecânico pela EESC-USP, Especialista aposentado do Banco Central, diretor do Sindicato dos Escritores no Estado de São Paulo e da Engenharia pela Democracia, conselheiro da Casa do Povo, Sinal, CNTU e Aguaviva, membro do Partido Comunista do Brasil. Foi presidente regional e diretor nacional do Sinal. Nascido no Bom Retiro, São Paulo, mora em Santos.

Um comentário em “Manchetes do dia – 23.6.2025

Deixe um comentário