Hora do Povo – Representantes das centrais sindicais, movimentos sociais e estudantes protestaram contra a alta taxa de juros no país. A mobilização denunciou a sabotagem que vem sendo praticada pelo Banco Central com altas sucessivas da Selic. Para as entidades, a política de juros altos, somada ao arcabouço fiscal e aos cortes nas áreas sociais, tem sido o principal entrave ao crescimento do país, impedindo a geração de empregos e investimentos em setores essenciais como saúde, educação, moradia e infraestrutura.
Hora do Povo – O professor de economia Elias Jabbour afirmou, em debate na Universidade de São Paulo (USP), que o caminho brasileiro para o socialismo é o “projeto nacional de desenvolvimento”. “A questão nacional tem que ser historicizada”, defendeu. Nos anos 1930, explicou, esse tema era sintetizado pela necessidade de internalização da siderurgia, que ocorreu em 1941 com a fundação da Companhia Siderúrgica Nacional (CSN). Hoje, a questão nacional “é ter capacidade de gerar crédito interno no país”, com poder para “gerar e precificar moeda”.
Vermelho – Diante desses números, o ministro da Educação, Camilo Santana, declarou que “a educação transforma vidas” e que “foi o presidente Lula que interiorizou, que deu à universidade pública a cara do Brasil, que deu oportunidade ao filho do trabalhador, da doméstica, do trabalhador rural de ter acesso à universidade neste país”. Os dados são da Pnad Educação, do IBGE.
Sputnik – “Talvez os EUA devessem discutir a desnuclearização de Israel para criar uma região mais estável e pacífica”, disse ele. Rasmussen alertou que o conflito pode se espalhar pela região e, potencialmente, para o mundo todo. “Acredito que há uma probabilidade maior de armas nucleares serem usadas no conflito Israel-Irã do que no conflito Rússia-Ucrânia. Em termos de percepção, isso não é bom para os EUA”, disse ele.




Um comentário em “Manchetes do dia – 19.6.2025”