Manchetes do dia – 6.4.2025

Outras Palavras – Qual é o problema do idealismo? Esse “etéreo mundo de nomes” simplifica (até o apagamento) a complexidade e riqueza do real, que consiste na emergência contínua de diferenças impossíveis de captar (sem mutilação) em ideias, conceitos ou esquemas a priori. O idealismo é uma “lógica representativa” que pretende dar conta da realidade, como se fosse um espelho, mas não consegue captar seu dinamismo de mudança e movimento.

Hora do Povo – Carlos Lopes: o Brasil é um país subordinado ao imperialismo – e, portanto, subordinado ao rentismo imperialista. Nosso rentismo é um sub-rentismo. O rentismo interno é um dreno da força de trabalho dos brasileiros em direção ao exterior, basicamente aos EUA e a Wall Street. Sobretudo quando qualquer pilantra do “mercado” financeiro daqui pode se sentar em frente ao computador e jogar com papéis em Nova Iorque ou em Londres.

Grabois – O simpósio “Desafios brasileiros em direção ao novo ciclo de desenvolvimento soberano” debateu a Transição Ecológica e Diversificação Energética em Função do Desenvolvimento Soberano dos Interesses Populares e da Sustentabilidade. Essa mesa teve por objetivo  debater os caminhos para uma transição energética que concilie segurança energética, desenvolvimento soberano e justiça social no Brasil, considerando os desafios da crise climática, da hegemonia neoliberal e das mudanças no contexto internacional.

Sputnik – O historiador do nazismo Egor Yakovlev, pesquisador da gênese e evolução do nazismo, explica como a prática do colonialismo de assentamento nos Estados Unidos serviu de exemplo para o plano de Hitler de povoar o Leste Europeu com alemães. Segundo Yakovlev, a abordagem dos nazistas em relação à Europa Ocidental e ao Leste Europeu não foi similar. Ao contrário da Europa Ocidental, onde se limitavam a controlar territórios conquistados, no Leste Europeu os nazistas planejavam conduzir uma campanha em larga escala de deslocamento e extermínio da população nativa para abrir caminho para os colonos alemães.

Daqui a pouco no Brasil e o mundo

Meninos sem pátria

Publicado por Iso Sendacz

Engenheiro Mecânico pela EESC-USP, Especialista aposentado do Banco Central, diretor do Sindicato dos Escritores no Estado de São Paulo e da Engenharia pela Democracia, conselheiro da Casa do Povo, Sinal, CNTU e Aguaviva, membro do Partido Comunista do Brasil. Foi presidente regional e diretor nacional do Sinal. Nascido no Bom Retiro, São Paulo, mora em Santos.

Um comentário em “Manchetes do dia – 6.4.2025

Deixe um comentário