Manchetes do dia – 30.3.2025

Outras Palavras – Temos a definitiva questão da ruptura metabólica com a natureza imposta pelo “desregramento do capital”. A questão ecológica e os limites críticos da relação humana com a natureza em permanente modificação sugeriam a Karl Marx o crescente agravamento da “falha metabólica” impulsionada pelas relações de produção capitalistas, algo que se chega nos limites críticos e, talvez, de um ponto de um não retorno nesta terceira década do século XXI.

Economistas pela Democracia – Possibilita a quebra do Regime Jurídico Único (RJU). O que poderá reduzir drasticamente os concursos públicos para cargos de provimento efetivo no RJU. Levando à redução da base previdenciária do Regime Próprio de Previdência Social. Criando problemas financeiros e atuariais para as atuais e futuras aposentadorias e pensões do RPPS. Atacando principalmente os servidores (as) públicos aposentados e pensionistas.

Hora do Povo – Hoje é um consenso – a rigor, uma unanimidade – que Machado de Assis é o maior escritor da nossa história literária. Não é algo fácil atingir esse posto em uma literatura onde existem artistas como Graciliano Ramos e Guimarães Rosa, para ficarmos nos prosadores. Sobretudo, considerando que Machado, mulato (ou, se o leitor quiser, negro), escreveu e publicou suas obras principalmente em um Brasil escravagista, onde a própria superestrutura política e jurídica – o império – tinha como fundamento a escravidão.

Sputnik – Energia escura, a misteriosa força que se pensa estar impulsionando a expansão cada vez mais rápida do Universo, parece estar a mudar ao longo do tempo, de acordo com novas observações divulgadas. Físicos da colaboração DESI, que reúne 70 instituições em todo o mundo, descobriram propriedades dinâmicas da energia escura. Para chegar a essa conclusão eles analisaram dados e compararam-nos com os de outros experimentos de observação de supernovas e radiação cósmica em micro-ondas.

Daqui a pouco no Brasil e o mundo

Gotas de humor em português – coleção outono

Publicado por Iso Sendacz

Engenheiro Mecânico pela EESC-USP, Especialista aposentado do Banco Central, diretor do Sindicato dos Escritores no Estado de São Paulo e da Engenharia pela Democracia, conselheiro da Casa do Povo, Sinal, CNTU e Aguaviva, membro do Partido Comunista do Brasil. Foi presidente regional e diretor nacional do Sinal. Nascido no Bom Retiro, São Paulo, mora em Santos.

Um comentário em “Manchetes do dia – 30.3.2025

Deixe um comentário