Hora do Povo – destaques de 18 a 31.12.2024

O destaque cultural do final de ano foi o lançamento conjunto da coleção de livro de contos no Brasil e na Rússia.

Política

Enquanto o Congresso Nacional aprova e Lula sanciona com vetos o pacote fiscal que comprime salário mínimo, a Justiça age para moderar as emendas em excesso no Parlamento. Prosseguem os julgamentos dos golpistas e assassinos que atentaram contra os Poderes constituídos e a vida dos governantes recém-empossados. Nesse cenário, cai o apoio à democracia no Brasil, já saudoso do gaúcho Alceu Collares.

Economia

Em tempos de dominância financeira, os juros beiram o trilhão de reais ao ano. A Selic projetada em 14,25% causa rombo nas contas públicas, prejudica a indústria, infla a dívida pública e pode levar o país à recessão. Na economia real, Embraer exporta aviões, Petrobras explora a Margem Equatorial sem acidentes, o emprego cresce e a inflação fica sob controle, mas o arcabouço fiscal prejudica os mais pobres, comprimindo o salário-mínimo.

Geral

Com a reforma tributária favorecendo o armamento, a polícia não pode sair atirando em inocentes, como no caso do músico e do catador. Quatro em cada cinco brasileiros discorda da jornada de trabalho 6×1 e direitos dos professores são defendidos na Justiça. E a privataria segue cobrando o seu preço em São Paulo: apagão da Enel, transporte mais caro, desmanche de trens, negócios fúnebres, e até espaços de lazer estão à venda.

Internacional

O mundo clama pelo fim do bloqueio e dos bombardeios israelenses sobre Gaza. A crise econômica devassa a Inglaterra e a Alemanha, que dissolveu o parlamento, mas a Rússia anuncia a vacina contra o câncer e a China mostra o trem mais rápido do mundo; o país asiático atenua a política fiscal e o FED baixam os juros. EUA chora a morte de Jimmy Carter e os russos celebram a vida de Stálin. Em Cuba, a mobilização é pelo fim do bloqueio.

Destaques de 1 a 7.1.2025

Publicado por Iso Sendacz

Engenheiro Mecânico pela EESC-USP, Especialista aposentado do Banco Central, diretor do Sindicato dos Escritores no Estado de São Paulo e da Engenharia pela Democracia, conselheiro da Casa do Povo, Sinal, CNTU e Aguaviva, membro do Partido Comunista do Brasil. Foi presidente regional e diretor nacional do Sinal. Nascido no Bom Retiro, São Paulo, mora em Santos.

2 comentários em “Hora do Povo – destaques de 18 a 31.12.2024

Deixe um comentário