Hora do Povo – Os dados regionais, divulgados pelo Instituto nesta quinta-feira (7), mostram quedas importantes nas indústrias do Ceará (-4,5%), Amazonas (-3,1%) e Pernambuco (-2,6%). Em São Paulo, maior parque industrial do país, a produção variou 0,9% em setembro – resultado abaixo da média nacional (de 1,1% no mês) e que não recupera a perda acumulada em dois meses seguidos de queda antecedentes.
Hora do Povo – Já se sabia que a reunião de ministros, com a presença do presidente Lula, realizada para discutir a proposta de Fernando Haddad de realizar cortes em programas sociais e investimentos públicos tinha sido bastante tensa e que a resistência a esse desastre político era forte. Luiz Marinho, Ministro do Trabalho, que já tinha manifestado publicamente contra os cortes, cobrou, por exemplo, mais respeito por parta da Fazenda ao divulgar suas pretensões. Agora foi a vez do ministro da Previdência, Carlos Lupi (PDT).
Vermelho – A administração pública direta, as autarquias e as fundações públicas federais, estaduais e municipais poderão contratar pela CLT, regime que não prevê estabilidade para os futuros servidores. “A decisão restaura a vigência da norma que foi impugnada na Adin (Ação Direta de Inconstitucionalidade) que a gente propôs com outros partidos. Assim, cada órgão da administração pública terá que fazer sua adaptação, a possibilidade de contratação pela CTL passa a ser restaurada”, explica o advogado Paulo Guimarães.
Sputnik – O governo de Cuba solicitou formalmente no início de outubro a adesão ao BRICS, grupo que passou por uma expansão recente e que, além de Brasil, Rússia, Índia China e África do Sul, passou a incluir Egito, Emirados Árabes Unidos, Etiópia, Irã e Arábia Saudita. o principal objetivo de Havana é obter melhores condições de contornar as sanções de Washington, conseguindo “efetivamente fazer trocas mais justas”.




Um comentário em “Manchetes do dia – 9.11.2024”