Hora do Povo – Na verdadeira guerra declarada pelo ministro da Fazenda, Fernando Haddad, e do Planejanto, Simone Tebet, aos pobres para cortar gastos públicos, consta mudanças em multa do FGTS por demissão sem justa causa e no valor do seguro-desemprego. O trabalhador receberia menos com o seguro-desemprego e veria reduzida também a multa pela sua demissão injustificada. Além disso o governo estuda cortes no Benefício de Prestação Continuada, destinada aos idosos miseráveis ou inválidos e nos direitos previdenciários.
Hora do Povo – “Cada um ponto percentual de juros impacta sessenta bi do orçamento brasileiro. Aí está o nosso problema central”, disse a deputada Jandira Feghali (PCdoB-RJ). Ela criticou as notícias de que o governo estaria pretendendo cortar programas sociais e direitos dos trabalhadores. “Estamos vendo circular através da imprensa as notícias de que o governo vai cortar gastos. E gasto do pessoal de baixa renda, impactando inclusive benefícios que já foram tradicionalmente conquistados, não só pelos primeiros governos do Lula mas pela própria sociedade”, denunciou.
Hora do Povo – “Estamos vendo a falência do modelo do setor elétrico brasileiro gestado lá nos anos 90, quando começou o processo de privatização”. “O governo precisa voltar a atuar diretamente no setor elétrico, nas áreas de distribuição, de geração e de transmissão”, afirmou o especialista ao analisar o apagão da Enel de SP. Na Alemanha, mais de 300 distribuidoras foram reestatizadas quando vencerem as concessões”, apontou o engenheiro, ex-representante dos trabalhadores no Conselho de Administração da Eletronorte.
Vermelho – A 16ª Cúpula do BRICS, que se realizará em Kazan, Rússia, entre 22 e 24 de outubro, apresenta-se como um fato geopolítico de grande importância. A Rússia, em plena guerra maquinada pela Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan), o braço armado do imperialismo comandado pelos Estados Unidos, anuncia a previsão de participação de mais trinta países





Um comentário em “Manchetes do dia – 21.10.2024”