Hora do Povo – De acordo com a ata, o BC vai promover “uma política monetária mais contracionista”. “Todos os membros do Comitê concordaram em iniciar gradualmente o ciclo de aperto de política monetária [.. ] no seu firme compromisso de convergência da inflação à meta”. Gabriel Galípolo, diretor do BC, foi indicado pelo governo Lula para presidir o banco após a saída de Campos Neto, atual presidente, no final do ano.
Vermelho – Entre janeiro a julho deste ano, a produção de ouro no país caiu 84% em relação ao mesmo período de 2022, quando o garimpo corria solto durante o governo Bolsonaro. Naquele ano, foram produzidas 31 toneladas do minério. “Em outras palavras, o mercado de ouro entrou em choque”, diz nota do Instituto Escolha. Em 2023, após as mudanças, o volume caiu para 17 toneladas, uma diminuição de 45%. E este ano a queda já se mostra mais acentuada com o volume dos garimpos bem menor.
Hora do Povo – Apenas os deputados Dani Cunha (União-RJ) e Waldemar Oliveira (Avante-PE) votaram a favor do recurso de Brazão. O processo segue agora para a análise do plenário, onde são necessários votos favoráveis de pelo menos 257 deputados para a cassação do mandato. A votação é aberta e nominal. Nessas alturas, a perda do mandato são favas contadas. Brazão é acusado de ser um dos mandantes do assassinato da vereadora Marielle Franco e do motorista Anderson Gomes em 2018, mas nega participação no crime.
Construir Resistência – “Adotamos anteontem, aqui neste mesmo plenário, o Pacto para o Futuro. Sua difícil aprovação demonstra o enfraquecimento de nossa capacidade coletiva de negociação e diálogo. Seu alcance limitado também é a expressão do paradoxo do nosso tempo: andamos em círculos entre compromissos possíveis que levam a resultados insuficientes”. “Sua difícil aprovação demonstra o enfraquecimento de nossa capacidade coletiva de negociação e diálogo.”




Um comentário em “Manchetes do dia – 26.9.2024”