Manchetes do dia – 20.8.2024

Hora do Povo – A economia brasileira desacelerou no segundo trimestre deste ano, ao variar em alta de 1,1% frente ao trimestre anterior, período em teve uma expansão maior (+1,5%), conforme o Índice de Atividade Econômica do Banco Central (IBC-Br). No mês de junho, o indicador registrou alta de 1,4%, frente a maio (0,25%), também na série com  ajuste sazonal – quando são descontadas as oscilações sazonais (alterações climáticas, férias, feriados etc.) que incidem sobre os dados do mês.

Vermelho – O Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) divulgou que a inflação para as famílias de baixa renda recuou de 0,29% para 0,18% em julho. No mesmo período, o indicador registrou uma queda ainda maior nas que possuem renda muito baixa (0,29% para 0,9%). A taxa de inflação para as famílias de alta renda houve elevação, passado de 0,04% em junho para 0,80% em julho. “O grupo alimentos e bebidas foi o principal ponto de descompressão inflacionária para todas as faixas de renda, tendo em vista a queda de preços observada em 10 dos 16 segmentos que formam esse conjunto de produtos”.

Jornal GGN – A recuperação do emprego veio acompanhada de uma recuperação nos rendimentos. A massa salarial aumentou 5,8% em relação a 12 meses atrás e 12,4% em relação a 24 meses. A melhoria atingiu quase todos os setores. Como tem ocorrido rotineiramente, a agricultura é o único setor que vem reduzindo emprego sistematicamente.

Sputnik – A inflação e os problemas na economia foram mencionados na mídia quase 37.000 vezes antes de agosto deste ano. Os próximos problemas mais mencionados são os direitos ao aborto (mais de 3.000 neste ano) e a situação com migrantes e problemas na fronteira (mais de 2.900). No ano eleitoral anterior de 2020, esses tópicos foram mencionados apenas algumas centenas de vezes.

Publicado por Iso Sendacz

Engenheiro Mecânico pela EESC-USP, Especialista aposentado do Banco Central, diretor do Sindicato dos Escritores no Estado de São Paulo e da Engenharia pela Democracia, conselheiro da Casa do Povo, Sinal, CNTU e Aguaviva, membro do Partido Comunista do Brasil. Foi presidente regional e diretor nacional do Sinal. Nascido no Bom Retiro, São Paulo, mora em Santos.

Um comentário em “Manchetes do dia – 20.8.2024

Deixe um comentário