Jornal GGN – O mercado financeiro continua a aumentar a expectativa da inflação, com a divulgação do Boletim Focus projetando, agora, um IPCA de 4,2% para 2024. Este é o maior aumento das projeções do ano e um claro recado dos analistas de instituições financeiras de expectativa de se distanciar da meta do governo de inflação, que é de 3% neste ano. As previsões têm sido um dos principais palcos de embate do governo Lula e de sua equipe econômica.
Outra Saúde – Atualmente, temos vivido fortes tensões sobre a política nacional de saúde e o SUS. Elas têm origem em notícias que desde o final de 2023 vêm sendo veiculadas na imprensa, de que poderia haver desvinculação dos recursos constitucionais da saúde, ou mesmo sua redução. Hoje, o piso da Saúde é calculado em 15% das Receitas Correntes Líquidas.
Vermelho – O Time Brasil encerrou a participação em Paris com 20 pódios, sendo três ouros, sete pratas e dez bronzes, colocando o Brasil na 20ª posição do quadro geral de medalhas e em 12º pelo total de pódios. O resultado é a quarta melhor campanha brasileira em Olimpiadas, considerando as medalhas de ouro como principal critério, atrás de Tóquio-21 (21 medalhas: sete de ouro, seis de prata e oito de bronze); Rio-2016 (19 medalhas: sete de ouro, seis de prata e seis de bronze) e Atenas-04 (10 medalhas: cinco de ouro, duas de pratas e três de bronze).
Sputnik – “Os salários do Sul são 87–95% menores do que os salários do Norte.” Essa diferença salarial, convertida em valores do Norte, é também traduzida em horas de trabalho. Em 2021, por exemplo, 9,6 trilhões de horas de trabalho foram destinadas à produção para a economia global. “Desse total, 90% foram contribuídos pelo Sul”, alerta o artigo científico. Dessa forma, argumentam os autores do trabalho, há uma “grande apropriação líquida de trabalho e recursos do resto do mundo por meio de trocas desiguais no comércio internacional e nas cadeias globais de commodities.”




Um comentário em “Manchetes do dia – 14.8.2024”