Hora do Povo – Josué Gomes da Silva voltou a criticar a prática de juros altos no Brasil, que impossibilitam a indústria de transformação nacional de retomar o seu protagonismo do passado. “Ao logo de 50 anos, crescemos a um média de mais de 7% ao ano, perdemos esse dinamismo”. “Se nós não recuperarmos a indústria de transformação nacional, dificilmente teremos um desenvolvimento econômico e social compatível com as necessidades de nosso país”.
Hora do Povo – “O Brasil pode tirar vantagens desse processo. Normalmente nesses períodos de incerteza é quando você abre oportunidades para que novas nações se posicionem. Nós crescermos há 100 anos atrás, e nos tornamos o país que mais cresceu no mundo, exatamente no período de crise de hegemonia que houve entre a primeira guerra mundial, a crise de Wall Street, e a segunda grande guerra. E o Brasil inflexionou, pensando com pensando original e foi o país que mais se desenvolveu no mundo por cinco décadas. E esse movimento nasceu na Fiesp, liderada pelo presidente dessa instituição Roberto Simonsen e hoje nós vivemos um momento semelhante de oportunidades para o Brasil”.
Seesp – Como e por que está ocorrendo esta transição das carroças aos veículos elétricos? Os motivos, as dificuldades, os interesses em jogo, as cadeias produtivas afetadas, o que se torna irrelevante e o que ganha protagonismo. Nada acontece do dia para a noite. É o caso dos motores elétricos que apesar de terem sido criados antes dos motores a combustão interna foram estes que reinaram durante o século XX.
Vermelho – Em um esforço conjunto para combater as desigualdades e promover um desenvolvimento sustentável e inclusivo, os ministros do G20 responsáveis pelo Desenvolvimento se reuniram no Rio de Janeiro e emitiram uma declaração destacando a necessidade urgente de transferência de tecnologia e cooperação internacional. Recebidos pelo Ministro das Relações Exteriores do Brasil, os líderes presentes se comprometeram a abordar as disparidades dentro e entre os países, promovendo oportunidades para todas as pessoas, independentemente de sua origem, gênero ou status econômico.





Um comentário em “Manchetes do dia – 25.7.2024”