Manchetes do dia – 29.4.2024

Hora do Povo – O presidente criticou o comportamento da Boeing que se instalou no país “para levar os nossos engenheiros”, durante pronunciamento na solenidade de entrega de aeronave da Embraer à companhia aérea Azul, em São José dos Campos (SP). “Somos nós que gastamos dinheiro para formá-los. A Boeing tentou comprar a Embraer. Teve um piripaque lá nos Boeing, não deu certo. Ela não quis e não pagou sequer o cumprimento do contrato da multa que ela tinha. E instalou aqui um prédio para levar os nossos engenheiros”.

Sinal - Sendo o Banco Central o órgão responsável pela execução da política cambial e monetária do país, pelo monopólio da emissão de moeda e pela regulação, supervisão e fiscalização do Sistema Financeiro Nacional, entre outros assuntos de reconhecida importância, não há como ignorar sua condição fundamental de instituição típica de Estado, incompatível com a sua transformação em empresa pública.

Construir Resistência – Não cantava, não tinha ritmo, não sabia a diferença entre tom menor e tom maior, não tocava pandeiro, muito menos tamborim, nunca usava a palavra “malandro” em suas canções, era formado em Harvard (em zoologia!) e, mesmo assim, é considerado um dos maiores compositores de samba de São Paulo. Nem ele sabia explicar a razão do fenômeno, mas suspeito que o distanciamento, o descompromisso com os clichês do gênero, é que o faziam ser tão original, além, claro, da notável capacidade de narrar o cotidiano urbano da São Paulo dos anos 1940 e 1950.

Hora do Povo - A ganância por lucros cada vez maiores fez com que esses comerciantes desenterrassem o escravismo, método de exploração que a Humanidade já havia superado há tempos. O continente africano, mas não só ele, foi a principal vítima desta ganância colonial. Inglaterra, Portugal, Espanha, Países Baixos e outros foram os pioneiros na expansão de seus domínios sobre outros povos e no tráfico de escravos. Na lógica do capitalismo nascente, os negros africanos passaram a integrar a cesta de “mercadorias” transacionadas pelos “negociantes” mundo afora.

Publicado por Iso Sendacz

Engenheiro Mecânico pela EESC-USP, Especialista aposentado do Banco Central, diretor do Sindicato dos Escritores no Estado de São Paulo, conselheiro da Casa do Povo, EngD, CNTU e Aguaviva, membro da direção estadual paulista do Partido Comunista do Brasil. Foi presidente regional e diretor nacional do Sinal. Nascido no Bom Retiro, São Paulo, mora em Santos.

Um comentário em “Manchetes do dia – 29.4.2024

Deixe um comentário