Manchetes do dia – 28.4.2024

Brasil Escola – Também conhecida como Coluna Miguel Costa-Prestes, a Coluna foi um movimento revoltoso organizado por tenentistas que percorreu o Brasil entre 1925 e 1927 combatendo as tropas dos governos de Artur Bernardes e Washington Luís durante a Primeira República. Ao longo de sua trajetória, os membros da Coluna percorreram mais de 25 mil quilômetros em protesto contra os governos vigentes.

Terra - Segundo a Secretaria de Educação de São Paulo, a tecnologia deverá inserir novas propostas de atividades, exemplos de aplicação prática do conhecimento e informações adicionais que enriqueçam as explicações de conceitos-chave de cada aula. Mas esse material será avaliado e editado em duas etapas pelos professores. Também está prevista uma fase de revisão de direitos aurtorais e design.

A Terra é Redonda - As modernas teorias sobre a Constituição realizaram um descolamento entre religião e Estado com base na dualidade entre subjetividade interior (religião) e da objetividade pública (direito), algo que seria impossível de sustentar, pois: (i) o direito precisa ser aplicado e, assim, depende da convicção – isto é, a dimensão interior – de quem o aplica, da crença de que as leis são justas; e (ii) a dimensão interior sem um direito leva sempre à ruína, pois os sujeitos não teriam direitos que os protegessem.

Casa do Povo – Jawdat Abu-el-Haj: Somos muito
parecidos nas expectativas, no pensamento, na tristeza e na dor. Duvido que a massa judaica do Gueto de Varsóvia seja tão diferente dos refugiados palestinos. Tenho certeza que os 800 judeus náufragos do Struma, que fugiram da perseguição nazista, tinham sonhos iguais aos milhares de refugiados, muitos deles palestinos, que se afogaram nas mesmas águas do Mediterrâneo. Para tantas perguntas, the answer, my friend, is blowing in the wind. Igualdade, dignidade, liberdade são três palavras que unificam esses povos todos – aliás, para simplificar, a todos nós.

Publicado por Iso Sendacz

Engenheiro Mecânico pela EESC-USP, Especialista aposentado do Banco Central, diretor do Sindicato dos Escritores no Estado de São Paulo, conselheiro da Casa do Povo, EngD, CNTU e Aguaviva, membro da direção estadual paulista do Partido Comunista do Brasil. Foi presidente regional e diretor nacional do Sinal. Nascido no Bom Retiro, São Paulo, mora em Santos.

Um comentário em “Manchetes do dia – 28.4.2024

Deixe um comentário