Manchetes do dia – 25.4.2024

Hora do Povo – O presidente Lula rebateu as teses que aparecem frequentemente na sociedade, e que têm reflexo até dentro de seu governo, de que o país está vivendo uma grande ameaça de desequilíbrio fiscal. “Se fala muito em dívida pública, dívida pública. Tudo bobagem”. A dívida pública bruta do Brasil é exatamente 74,3% do PIB. Da Espanha é de 112%. Da Itália é 137%. Da França é de 112%. Da Índia, 86%. Do Japão, 237%. Da China, 83% e dos EUA, 123%”, apontou o presidente.

Jornal GGN - Paulo Kliass: a estratégia era claramente a de emplacar um Ministro da Fazenda que fosse da confiança da turma da Faria Lima. Quando o presidente eleito optou por Fernando Haddad para o posto, o financismo percebeu a oportunidade de sequestrar o restante da política econômica para seus próprios interesses. Isso porque a política monetária já estava garantida com uma diretoria do Banco Central (BC) toda ela indicada pelo governo anterior.

CTB - Vivemos um momento histórico tempestuoso, perturbado por uma crise global do capitalismo no curso de uma transição para uma nova ordem mundial em um caminho prenhe de conflitos, riscos e desafios inéditos para a humanidade e o planeta que habitamos.

Vermelho – Carlos Seabra: “Temos a certeza que a liquidação do colonialismo português arrastará a destruição do fascismo em Portugal”, afirmou Amílcar Cabral, histórico líder do Partido Africano para a Independência da Guiné e Cabo Verde, em 1961. Os movimentos de libertação das colônias portuguesas tiveram uma influência significativa na eclosão da Revolução do 25 de Abril em Portugal.

Publicado por Iso Sendacz

Engenheiro Mecânico pela EESC-USP, Especialista aposentado do Banco Central, diretor do Sindicato dos Escritores no Estado de São Paulo, conselheiro da Casa do Povo, EngD, CNTU e Aguaviva, membro da direção estadual paulista do Partido Comunista do Brasil. Foi presidente regional e diretor nacional do Sinal. Nascido no Bom Retiro, São Paulo, mora em Santos.

Um comentário em “Manchetes do dia – 25.4.2024

Deixe um comentário